Publicidade

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Professor Marcelo Apoia a Prevenção da mielomeningoceli


Na sessão desta Terça Feira o Vereador Professor Marcelo de São José dos Pinhais apresentou indicação solicitando ao Poder Executivo/Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para que promova e intensifique campanhas de prevenção à mielomeningoceli (má formação do tubo neural), incentivando o consumo de acido fólico (vitamina B9) por mulher em idade fértil, promova programa para fornecimento gratuito de ácido fólico na rede municipal de saúde e programa de incentivo ao enriquecimento de alimentos com acido fólico pelas indústrias e comerciantes locais. O objetivo é reduzir em até 85% a incidência da má formação do tubo neural em bebes no Município. 

Mielomeningoceli está associada a alterações genéticas e a baixos níveis de ácido fólico no organismo da mãe no momento da concepção durante as primeiras doze semanas de gravidez. A doença acarreta a má formação da medula espinhal cujas principais sequelas são a hidrocefalia e a paralisia das pernas. Dentre outros sintomas, a patologia causa retardo mental, incapacidade para controlar a urina, além de resultar muitas vezes em pés tortos. No Brasil , a doença afeta um a cada 1000 bebes.

"É importante que a população tome conhecimento das causas e riscos, mas tenha também acesso ao tratamento e prevenção, que são de baixa complexidade, basta solicitar exame sangue e fazem toda a diferença para que a gravidez seja mais tranquila e livre dos riscos causados pela malformação do tubo neural do bebe (mielomeningoceli )", finalizou Professor Marcelo.

Fonte: Assessoria de imprensa do vereador Professor Marcelo

0 comentários:

Postar um comentário