Publicidade

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Rua em SJP ganha destaque por ajudar o meio ambiente

Maria conta que foram coletados quase 400 litros em 10 meses. Recolhimento é semanal.

A Rua São José, onde mora a empresária Neiva Vallasky, ganhou notoriedade em São José dos Pinhais ao se destacar pela separação do lixo. Segundo ela, o reconhecimento foi inesperado. “É tão fácil de fazer a separação e a coleta de lixo reciclável é feita com seriedade. A única coisa que fiz foi conversar com os vizinhos para aderirem”, revela. 

Para Neiva, preservar e melhorar o meio ambiente é uma forma de pensar nas gerações futuras. “O meio ambiente está sofrendo. Meu sonho é que mais pessoas consigam enxergar isso e fazer sua parte e deixar esse legado”, constata. Ela toma como exemplo o caso da vizinha Josefa de S. Araújo. “Ela estava atenta a tudo isso e, depois que morreu, as árvores que plantou continuaram na rua, melhorando o ar de quem vive lá”, exemplifica. 

Coleta

Neiva participa do Conselho de Desenvolvimento Social, que também desenvolve o Projeto Noé. O objetivo é evitar o descarte irregular de óleo de cozinha usado que contamina o lençol freático quando depositado no lixo comum ou pelo esgoto. Segundo a integrante Maria Auxiliadora, em 10 meses já foram coletados quase 400 litros de óleo. O supermercado Kusma é um dos principais pontos de coleta, junto com o Condomínio Primavera, ambos no bairro Cidade Jardim. “Recolhemos semanalmente e deixamos em um depósito. Quando o local está cheio, uma empresa de ração animal vem recolher”, conta. 

Para participar do projeto, basta separar o óleo de cozinha em garrafa pet ou embalagem de vidro e levar para um dos pontos de coleta. Quem quiser participar de qualquer ação do grupo ou saber o endereço dos pontos de coleta, ou ainda indicar novo local para receber o material pode entrar em contato pelo e-mail: projetonoe@yahoo.com.br

Fonte: Paraná Online

0 comentários:

Postar um comentário