Publicidade

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Servidores da Saúde iniciam capacitação para o Programa Diagnóstico Precoce



Nesta terça-feira (13) foi iniciada a capacitação dos mais de 460 servidores da área de saúde de São José dos Pinhais para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

Essa iniciativa é resultado da parceria entre a Prefeitura de São José dos Pinhais e a Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia – APACN – com apoio do Instituto Ronald Mcdonald. O programa além de treinar os médicos e não médicos para a identificação da neoplasia, conta também com a apresentação de protocolos referenciais e o encaminhamento rápido aos hospitais para atender esses casos.

A aula inaugural aconteceu na Central de Treinamento da Prefeitura, onde todas as terças-feiras até o próximo ano, os servidores serão capacitados. Segundo o secretário Municipal de Saúde, Brasílio Vicente de Castro Filho, este programa soma muito a saúde municipal de um modo muito amplo, pois garante um melhor atendimento à população, bem como a conscientização e divulgação sobre a doença. “Quando se fala em câncer, facilmente imaginamos que essa doença aparece em pessoas mais vividas, porém a realidade é que as crianças e adolescentes também são suscetíveis a ela, a vantagem, entretanto é que crianças reagem mais rapidamente ao tratamento, principalmente quando diagnosticado precocemente”, completou Brasílio.

O Prefeito Luiz Carlos Setim agradeceu a confiança da APACN e do Instituto Ronald Mcdonald pela escolha de São José dos Pinhais para instalar este programa e enfatizou a responsabilidade de cada servidor que será capacitado. “A partir deste momento, cabe a cada um dos profissionais da área de saúde que serão capacitados, uma carga de responsabilidade muito grande e séria devido ao conhecimento adquirido e da prestação de atendimento à população que será mais qualificada e direcionada, promovendo assim uma chance maior de recuperação de nossas crianças e adolescente portadoras de câncer”, afirmou Setim.

O evento contou também com as presenças do presidente da APACN, Antonio Carlos dos Santos Lima que agradeceu a acolhida da Secretaria Municipal de Saúde, e a médica especialista em Cancerologia Pediátrica e coordenadora científica do Programa Diagnóstico Precoce em São José dos Pinhais, Dra. Carolina M. de Almeida Peixoto que acompanhará as capacitações.

O embaixador do Instituto Ronald McDonald do Paraná, Márcio Alves de Almeida Moreira, parabenizou a iniciativa de São José dos Pinhais e enfatizou a necessidade do diagnóstico precoce. “Pacientes na faixa etária de 5 a 19 anos, quando diagnosticados precocemente sobre o câncer tem uma chance de mais de 85% de recuperação, daí a importância desse programa” comentou Márcio.

A aula inaugural recebeu ainda o vice prefeito Toninho da Farmácia, o secretário municipal de Comunicação, Eduardo Freyer e o Chefe de Gabinete Louir Berti.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário