Páginas

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

4G chegou ao centro de SJP, mas área rural continua descoberta

Segundo Casarão Café Colonial, 80% dos pagamentos são via cartões de débito

Recentemente, a Telefônica Vivo passou a oferecer conexão 4G em São José dos Pinhais. O lançamento da tecnologia ocorre em 13 bairros do município, atendendo às exigências do Governo Federal para as cidades-sede e municípios próximos dos jogos da Copa do Mundo 2014. Para quem mora na área rural, não há novidades, e a restrição de falta de infraestrutura também atinge os comerciantes. 

A apenas oito quilômetros do centro da cidade começa a falta de cobertura das empresas, seja por telefonia móvel ou fixa. O Casarão Café Colonial, localizado na Colônia Mergulhão, é um dos pontos turísticos de gastronomia mais conhecido da região, com atendimento no fim de semana a centenas de clientes. Recentemente, os donos trocaram a rede de serviço de cartões.

“As máquinas via celular não funcionavam bem. Colocamos uma linha fixa e o atraso na formalização dos pagamentos passou a ser mais em função do horário de pico do que em relação a perda de sinal”, conta Irene Beger, sócia proprietária com 12 anos de atendimento no bairro. 

Em São José dos Pinhais, como outras cidades, o acesso a banda larga, 3G, parabólica ou sistemas de rádio depende de quantas pessoas poderão ser clientes das operadoras. Existem grandes prédios e residências em bairros novos que, quando são ocupados, já possuem estruturas de telecomunicação, porém, são investimentos e oportunidades raras. Quando uma empresa vai se instalar em um local ela deve se preocupar se terá acesso e qualidade em sinais de telecomunicação. 

Para Marcelo dos Santos, gerente comercial da Tekmar Informática, esta dinâmica faz parte do mercado e não há muito que os empresários possam fazer. “É uma questão de oferta e demanda. As opções na área de banda larga melhoraram nos últimos anos com a implantação pelo governo Federal de programas de inclusão digital, mas ainda dependem da concentração de número de usuários”, avalia Marcelo que é engenheiro elétrico.

“A vontade de utilizar cada vez mais recursos de comunicação esbarra na possibilidade de receber e gerar dados. Para as empresas em locais afastados, existem opções de internet via rádio com cerca de 2 mega e o custo de assinatura mensal é de cerca de R$ 65,00”, explica Marcelo dos Santos.

Nova cobertura
Os bairros de São José dos Pinhais que terão a cobertura 4G por enquanto são Aristocrata, Itália, Aviação, Centro, São Pedro, São Domingos, São Cristovão, Três Marias, Bom Jesus, Cruzeiro, Braga, Afonso Pena e Boneca do Iguaçu.

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil chegou ao final do mês de junho de 2013 com 265,7 milhões de linhas de celulares ativas, mais do que a população do País de quase 200 milhões de pessoas. Ano passado, 80% dos aparelhos vendidos saíram das fábricas com acesso a internet.

Em junho, a maioria das linhas registradas (79,43%) eram pré-paga e 20,57% pós-paga (20,57%). A banda larga móvel totalizou 77,4 milhões de acessos, dos quais 174,1 mil já são terminais 4G.

De acordo com a Anatel, a operadora Vivo lidera o mercado, com 28,67% de participação, seguida pela TIM, com 27,17%, da Claro, com 25,01%, e da Oi, com 18,71%. Outras empresas são a CTBC, 0,34%, Nextel, 0,05% e Sercomtel 0,02%. A Porto Seguro, que opera como autorizada da rede virtual, registrou 0,02% de participação no mercado.

Fonte: PautaSJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário