Publicidade

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Método de Gestão em grandes empresas pode ser usado no setor Pequenas e Médias Empresas (PME)

Claudinei Alves é administrador com MBA em Gestão Empresarial 

Uma gestão estratégica deve compreender a realidade do cenário, definir onde se quer chegar e, principalmente, como chegar. Os modelos aplicados em grandes empresas também podem ser empregados nas pequenas e médias empresas (PME), de acordo com o consultor Claudinei Alves.

“São relações de perguntas e respostas que precisam exercitar o entendimento dos pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças do ambiente, em curto e médio prazo. A gestão estratégica consiste em um ciclo de atividades de planejar, executar, controlar, avaliar, aprender, planejar de novo e consequentemente reiniciar o ciclo. Cada ação a ser executada deve ter uma agenda com responsabilidades, prazos específicos e resultados a serem alcançados”, explica Claudinei Alves, que atende a partir de São José dos Pinhais-PR clientes de várias cidades, como a Ana Wanke Turismo e Aventura, pequena empresa que aderiu à metodologia.

Ana Wanke Turismo e Aventura, pequena empresa que implantou método, leva grupos para passear

Três anos de muito empreendedorismo
Pesquisa organizada pela Deloitte e Exame sobre a área de Pequenas e Médias Empresas mostra que o Sul do Brasil é a região com a maior participação em crescimento destas atividades comerciais. Ainda segundo o levantamento, a receita líquida, de somente 250 empresas listadas, soma R$ 14 bilhões nos últimos três anos. A taxa de crescimento médio das PMEs sulistas foi de 21%. Estas empresas são, em sua maioria, de controle familiar (73%), seguidas pelas de controle pulverizado (20%). Os setores de atuação mais representativos da pesquisa são o de TI, informática e internet (29%), serviços especializados (13%) e prestação de serviços (10%).

Fonte: PautaSJP

0 comentários:

Postar um comentário