“A administração do tempo reflete a qualidade na produtividade", diz o consultor Claudinei Alves
A frustração de não alcançar as metas estabelecidas muitas vezes está acompanhada do sentimento de falta de tempo. Segundo o administrador e consultor Claudinei Alves, a sensação de que tudo passa mais rápido também gera um desconforto de que não há mais espaço para o lazer individual ou em família.
“A eficiência na busca por resultados está diretamente ligada à administração do tempo e qualidade na produtividade. As pessoas saem do trabalho chateadas e esta questão pode influenciar a vida particular. O caminho é a reorganização das prioridades nas 24h do dia”, avalia Claudinei Alves.
“Utilizar bem o tempo no trabalho também começa com uma melhor organização da vida. Administrar melhor o tempo é priorizar o que vale a pena, seja na vida pessoal ou profissional”, conclui o consultor, que ministrou o curso Administração do Tempo e da Produtividade, que aconteceu de 30 de setembro a 02 de outubro, na sede da Associação Comercial de São José dos Pinhais (Aciap).
Dicas para uma melhor administração do tempo
- Tenha uma lista de tarefas realmente importantes;
- Separe o que é importante do que é menos importante;
- Cuide do importante antes que se torne urgente;
- Tenha claro a lista de prioridades e metas;
- Cuide da disciplina e dos fatores desperdiçadores de tempo.
Principais desperdiçadores de tempo
Desorganização pessoal; arquivamento ineficiente; reuniões improdutivas; desmotivação; distrações; falta de pontualidade; perfeccionismo; tecnologia lenta ou mal explorada; falta de planejamento; indefinição de prioridades, visitas inesperadas; tarefas inacabadas; acúmulo de tarefas; excesso de compromissos; telefonemas e conversas pessoais; fumar e cafezinho.
Categorias de utilização do tempo
Importantes e urgentes – Produção comprometida; tarefas delegadas pelo superior; e comprometimento dos resultados da empresa.
Importantes e não urgentes – Tarefas direcionadas e metas pessoais; projetos novos; melhorias no processo; pesquisas; e cursos de aperfeiçoamento.
Urgentes e não importantes – Ajuda a colegas; relatórios diversos; opinião pessoal sobre assuntos; e reuniões.
Não urgentes e não importantes – Tarefas complementares; material para leitura; arquivos; e bate papo.
Fonte: PautaSJP
0 comentários:
Postar um comentário