Publicidade

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Após concurso público, SJP fica sem Defensoria Pública do Estado

Fórum de São José dos Pinhais na Rua Ângelo Cordeiro, centro

São José dos Pinhais possui três Varas Cíveis, duas Varas Criminais e mais a Vara da Infância e a Vara da Juventude. A Comarca de São José dos Pinhais, que também atende a Tijucas do Sul, não foi incluída na lista de municípios que receberão advogados na Defensoria Pública do Estado. O Governo do Paraná formalizou ontem (15) a posse de 87 advogados aprovados, no primeiro concurso realizado para o cargo, que se somarão a outros dez profissionais de carreira. 

O Paraná preenche uma lacuna tardiamente, pois o Rio Grande do Sul há muitos anos possui Defensoria Pública. O departamento promove orientação e assistência jurídica gratuitas aos cidadãos carentes e aos encarcerados que não podem pagar advogado. 

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPPR) foi criada em 1991 e regulamentada através de Lei Orgânica publicada em 19 de maio de 2011. “Este é um momento especial para o Paraná, um ato importante para garantir cidadania aos paranaenses mais humildes”, afirmou o governador Beto Richa.

Após a nomeação e posse, os 87 defensores ficarão em Curitiba para o curso de formação da Defensoria. Depois, parte permanecerá na capital enquanto outros serão designados às cidades do interior do Estado. A previsão é que até o final de 2014 doze cidades já contem com os serviços: Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Castro, Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava, Irati, Santo Antônio da Platina, Umuarama, Pato Branco e Campo Mourão. 

Estrutura do Fórum de São José dos Pinhais
Rua Ângelo Cordeiro, s/n°
1ª Vara Cível; 2ª Vara Cível; 3ª Vara Cível; 1ª Vara Criminal; 2ª Vara Criminal; Vara da Infância e da Juventude; e Vara da Família.

Fonte: PautaSJP

0 comentários:

Postar um comentário