Publicidade

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Projetos criados por alunos das Faculdades da Indústria poderão virar Lei em SJP

Thathyana Assad, diretora-geral da Secretaria de Segurança Público do Paraná, participou como entrevistada durante atividade das gincanas jurídicas. 


Um projeto de Lei que permite que portadores de deficiência, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, que utilizam o transporte coletivo municipal em São José dos Pinhais, possam desembarcar entre as tradicionais paradas obrigatórias realizadas pelos ônibus. A proposta desse direito aos cidadãos foi criada e apresentada por alunos do curso de Direito das Faculdades da Indústria do Sistema Fiep, durante a gincana jurídica que faz parte da programação da II Feira Acadêmica e Profissional da instituição. O evento acontece na sede das Faculdades, em São José dos Pinhais e é aberto à comunidade. A programação iniciou na terça-feira (01) e encerra nesta sexta (04), com palestras, debates, oficinas e minicursos sobre temas relacionados à inovação, sustentabilidade e carreira.

Mais dez projetos de Lei foram criados pelos alunos como parte dos desafios propostos pela gincana das Faculdades. Um deles sugere que antes das sessões plenárias da Câmara, jovens participem da chamada Câmara Juvenil, iniciativa que incentiva a participação e entendimento da política para que se tornem cidadãos mais ativos na sociedade. Outro projeto propõe a obrigatoriedade dos estabelecimentos que comercializam óleo de cozinha de realizarem o recolhimento e o descarte correto do material. O próximo passo é levar os projetos para avaliação da Câmara de Vereadores do município.

Segundo o coordenador do curso de Direito das Faculdades da Indústria, João Carlos Zolandeck, a gincana mistura entretenimento, responsabilidade social e articulação com assuntos voltados à economia e sociedade. “Trouxemos para o ambiente universitário um evento que vai além da integração entre os alunos. Tivemos apresentações de projetos de lei, com boa repercussão em São José dos Pinhais e que são exequíveis para a comunidade”, conta. Os alunos ainda têm como desafio a arrecadação de alimentos. A expectativa é de sejam doadas duas toneladas.

Zolandeck explica que, durante a semana, os alunos também irão abordar e defender temas relacionados ao direito, indústria e sociedade, entre eles, a responsabilidade do fabricante nas relações de consumo, direitos humanos e propriedade intelectual, a importância das negociações coletivas sindicais e necessidades de fortalecimento dos sindicatos patronais, reforma trabalhista, novo código comercial e os impactos positivos para as atividades empresariais, entre outros.

“Trouxemos desafios relacionados com a atividade industrial e desenvolvimento do Paraná, uma das principais atuações do Sistema Fiep e que trabalhamos no curso de Direito, preparando os jovens estudantes para atuarem nas empresas e indústrias do Estado”, revela.

Alunos de Direito das Faculdades da Indústria em São José dos Pinhais participam da gincana jurídica. Na terça o desafio foi trazer profissionais para serem entrevistados pelos próprios estudantes. 

Troca de experiência – Para mostrar na prática como funciona o mercado de trabalho na área de Direito, os alunos foram desafiados durante a gincana a trazer profissionais da área. O objetivo era debater assuntos de importância social com todos os estudantes do curso. O evento, chamado de “entrevistas” foi realizado na terça-feira (01). Entre os convidados estava a diretora-geral da Secretaria de Segurança Público do Paraná, Thathyana Weinfurter Assad.

Segundo ela, essa é uma iniciativa positiva da Faculdade. “É um momento de integração dos alunos, no qual eles podem vivenciar experiências de outras pessoas e frutificar melhores pensamentos no seu próprio âmbito de trabalho e estudo e direcionar a atuação profissional”.

Ela destacou que os alunos devem perceber a função social do trabalho e a importância na vida dos cidadãos. “Temos todos que sair de um estado de apatia e parar de achar que o problema é só do Estado, mas sim de todos nós, cidadãos. Precisamos ter a consciência que devemos nos ajudar mutuamente para viver em uma sociedade melhor”, disse.

O evento também contou com a participação da juíza Letícia Marina Conte, além de mais nove profissionais, entre promotores de justiça, juízes, delegados e desembargadores do Paraná. A II Feira Acadêmica e Profissional continua até sexta-feira (04), com programações nos períodos da manhã e da noite. Para saber mais acesse www.faculdadesdaindustria.com.br.

Foto: Gelson Bampi
Fonte: Agência FIEP

0 comentários:

Postar um comentário