Publicidade

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

UVZ alerta como proceder em casos de ataque de abelhas



Com a chegada do verão e a proximidade de São José dos Pinhais com a Serra do Mar, a Unidade de Vigilância de Zoonosesos avisa que casos de ataque por abelhas podem aumentar. O enxame é uma característica natural do comportamento delas.

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) foram 786 ocorrências em 2011. Iolanda Derenievicz da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde afirma que “alguns casos não são registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), pois os profissionais da área de atendimento na Saúde não preenchem a ficha de Notificação, que é obrigatória conforme Portaria nº 104 de 25 de janeiro de 2011 do Ministério da Saúde”.

Caso o cidadão perceba o aumento significativo das abelhas no local por aproximadamente uma semana, é necessário tomar precaução e medidas de segurança, pois a partir deste período elas formarão uma colméia.

Com o objetivo de alertar a população com os cuidados a serem tomados, Maria Angelita Cordeiro, Zootecnista e Chefe de Divisão da Pecuária (SEMAG) diz: “As abelhas podem atacar, principalmente quando ameaçadas. Muitas vezes elas estão apenas de passagem, buscando um local para se estabelecerem, porém as pessoas acabam atirando objetos ou ateando fogo na colmeia”.

Segundo Cláudio Roberto de Melo Arruda, Diretor Operacional de Defesa Civil Municipal “de janeiro até março deste ano foram relatados aproximadamente nove casos e com a temperatura aumentando pode acontecer novos relatos”.

Em casos de uma colméia instalada inadequadamente, é necessário isolar o local, evitando a presença de pessoas e animais domésticos até que seja feita a remoção por pessoas treinadas e com equipamentos de segurança.

A Prefeitura ainda não dispõe deste serviço gratuitamente, porém existe um projeto de aquisição de equipamentos que estão em processo de licitação.

Em São José dos Pinhais, apicultores realizam este serviço por cerca de R$ 150,00.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário