Publicidade

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Vencedores do concurso Veterinário Mirim conheceram a rotina de um hospital veterinário



A visita ao Hospital Veterinário da PUC foi a premiação para os 119 alunos vencedores do concurso. Além disso, cada um deles terá o trabalho publicado em um livro e receberá – junto com o lançamento do livro – um certificado da Secretaria de Meio Ambiente para Veterinários Mirins.

A Prefeitura de São José dos Pinhais, através das secretarias de Meio Ambiente e Educação, promoveu nesta sexta-feira (4) a visita dos alunos vencedores do concurso Veterinário Mirim no hospital veterinário da PUC-PR. A visita teve o objetivo de entender como funciona a rotina de médicos veterinários.

Os 119 alunos vencedores foram divididos nos turnos da manhã e da tarde para realizar a visitação e tirar fotos com seus respectivos trabalhos – que serão publicadas em um livro, cujo lançamento esta previsto ainda para este ano. Durante a visita, as crianças acompanhadas de médicos veterinários puderam entender procedimentos como medir a pressão dos animais, os batimentos cardíacos através de eletrocardiograma, ultrassom, raios-X, exames de sangue, além disso, conheceram a sala cirúrgica e os anexos do prédio.

A diretora do departamento de monitoramento e biodiversidade Eleni Juliato Piovesan ressaltou a importância da visita das crianças: “A participação das crianças nesse concurso desperta o interesse para o bem estar dos animais, a responsabilidade com os cuidados que se deve ter e desperta também uma futura profissão a todos aqueles que amam os animais. Essas crianças serão disseminadores dos conhecimentos de cuidado para a família, amigos e para a sociedade”.

O concurso Veterinário Mirim 2013 teve como tema “Adotar faz bem, para eles e para você também” e foi trabalhado em sala de aula com orientação dos professores, em que as crianças produziram desenhos e textos sobre os cuidados que são necessários para com os animais. Para isso, os professores contaram com o apoio: dos livros “Zoonoses, Bem-Estar Animal e Guarda Responsável” e “A Cidade e Seus Bichos” e também uma cópia do vídeo institucional protagonizado pelo mascote do programa, o cão Pelucho.

O aluno da Escola Municipal Ezaltina Meiga, Rony Machado da Silva, 11, é deficiente visual e realizou o seu trabalho em braile. Ele teve o seu trabalho selecionado como um dos melhores do concurso. O garoto disse que gostou muito de participar: “Eu não esperava ganhar em 1º lugar da escola, com 100 de pontuação. O concurso é uma forma legal de ensinar as crianças a cuidar dos animais”. E completou: “É muito gratificante, pois fiz o trabalho com muito esforço e agradeço por estar aqui. Espero que muitas crianças, no futuro, possam estar aqui onde estou hoje”.

O concurso Veterinário Mirim faz parte do Programa de Controle Ético da População Canina e Felina e tem como intuito disseminar os conceitos de guarda responsável, zoonoses e bem-estar animal. Neste ano 4.140 alunos do 5° ano que fazem parte do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais participaram do concurso. Cada escola selecionou os cinco melhores trabalhos de cada turma, que foram enviados para a Secretaria de Meio Ambiente, onde foi selecionado o melhor trabalho entre os cinco através de uma comissão de seleção, composta por membros das secretarias de Meio Ambiente e de Educação e da Universidade Federal do Paraná.

A aluna Brenda Silva, de 11 anos, contou que gostou muito da visita, pois pretende seguir a profissão de médica veterinária. “Eu quero conhecer como eles tratam e examinam os animais. Eu quero ser veterinária quando crescer e por isso quis participar do concurso”.

Outro aluno que gostou da visita foi Diogo Vinicius da Silva, 11 anos, aluno da Escola Municipal São José: “É muito interessante e eu gostei porque aprendi muito sobre os cuidados com os animais. Eu quis participar do concurso porque tenho muitos animais em casa e queria saber sobre o que um médico veterinário faz”.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário