Publicidade

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Barragem do Voçoroca chega a nível preocupante


A barragem do Voçoroca, na região de serra do mar em São José dos Pinhais, atingiu nesta semana um nível preocupante. A falta de chuvas na região que alimenta a barragem tem provocado uma redução drástica no nível de água do Voçoroca. Ontem, o nível estava em 805,5 metros — segundo a medição feita pela Copel. A barragem tem nível máximo de 814,9 metros. A barragem é utilizada para alimentar a Usina Chaminé. O nível mínimo para a operação da usina é de 800 metros.

O volume de água na barragem atingiu ontem apenas 16,5% do volume normal, mas ainda assim não é considerado crítico pela Copel. Mas como não há previsão de chuvas para a área do Voçoroca para os próximos dias, a Copel está ajustando a vazão de água na usina, para evitar que o nível atual abaixe mais ainda.

A Usina Hidrelétrica Chaminé possui capacidade instalada de 18 MW, e está localizada na margem esquerda do rio São João, em São José dos Pinhais, em área de preservação permanente na Serra do Mar, a 79 km de Curitiba. Sua produção é suficiente para atender a uma cidade com 60 mil habitantes. Foi o primeiro grande projeto hidrelétrico do Paraná.

Foto: Franklin de Freitas
Fonte: Bem Paraná

0 comentários:

Postar um comentário