Uma das grandes empresas brasileiras do setor alimentício, a Nutrimental produz e comercializa marcas líderes em produtos saudáveis: barras de cereais e frutas, cereais matinais, aveia e flocos de cereais. Mantém ainda as divisões Food Ingredients e Food Service. Essa liderança da Nutrimental, contudo, não se restringe aos negócios. Seu posicionamento na adoção de medidas em respeito às comunidades onde atua é igualmente notável.
A unidade da Nutrimental situada na cidade paranaense de São José dos Pinhais acaba de concluir uma operação de Retrofit* aplicada a 4 equipamentos de refrigeração – um chiller e 3 câmaras frias. Com o procedimento, a empresa substituiu nesses aparelhos o fluido refrigerante R-22, produto que apresenta potencial de degradação da camada de ozônio, pelo ambientalmente aceito ISCEON® MO99, atendendo, assim, a uma determinação do Protocolo de Montreal**.
O fluido refrigerante ISCEON® MO99 é considerado pelos especialistas o substituto ideal do R-22. Além do bom rendimento que comprovadamente proporciona aos equipamentos, o produto apresenta GWP ou potencial de aquecimento global menor em comparação a outros HFCs, 42% menos em relação ao R-404A, por exemplo, e é ainda compatível com os lubrificantes a base de óleo mineral (OM), alquibenzeno (AB) e poliol éster (POE).
“A Nutrimental tem entre seus valores corporativos o compromisso de investir na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias para o setor alimentício. Essa postura estende-se a medidas de caráter ambiental, daí a decisão por realizar o Retrofit e adequar esses equipamentos às exigências”, resume Rodrigo Raffler, coordenador de manutenção da empresa.
De acordo com Raffler, a operação de Retrofit foi rápida, fácil e irá proporcionar desempenho superior aos equipamentos, além de aumentar a vida útil do compressor.
O fluido refrigerante R-22 consta há alguns anos na lista de substâncias que degradam a camada de ozônio. Seu uso deve ser eliminado gradualmente segundo prazos definidos pelo Protocolo de Montreal aplicáveis a países desenvolvidos e em desenvolvimento, incluindo o Brasil.
* Retrofit = Conversão de equipamentos que contêm CFCs ou HCFCs, para operar com fluidos refrigerantes que não degradam a camada de ozônio.
** Protocolo de Montreal = Documento celebrado mundialmente no final da década de 1980, que estabelece metas e prazos para a eliminação dos CFCs e HCFCs, substâncias que degradam a camada de ozônio.
Fonte: Segs
0 comentários:
Postar um comentário