Publicidade

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Escotismo é uma ótima forma de integração social das crianças

Pedro Giuliani com as filhas Laura e Larissa na Eco Guaricana

Recentemente, adolescentes do Grupo Senior dos Escoteiros Santos Dumont, que tem sede no Colégio Estadual Julia Wanderley, bairro Batel, participaram de um acampamento na Eco Guaricana. No último fim de semana, foi a vez dos Lobinhos, meninos e meninas de 06 a 10 anos, que, ao contrário dos jovens, não acamparam, pois geralmente as crianças fazem parte do chamado acantonamento (sem barracas). O contato direto com a Natureza, propiciado pelas trilhas ecológicas internas, foi acompanhado pelos pais e chefes do grupo. 

“Foi a primeira vez que a Larissa e a Laura participaram de um fim de semana inteiro de atividades com os colegas. Gostei bastante de estar presente pois eu vi de perto o quanto elas mostraram autonomia. Elas já fazem tarefas como lavar o prato e o copo também em casa”, comenta o Pedro Giuliani. Larissa resumiu o fim de semana em uma frase: “Muito legal mesmo”, falou Larissa Giuliani, de nove anos. 

Segundo a líder Gabriela Canalli, chefe do grupo de Lobinhos, a confiança dos pais é retribuída no cuidado com os pequenos. “Antes do acantonamento e atividades, nós planejamos os trabalhos de forma que haja uma integração social com base no respeito entre os Lobinhos e para com os mais velhos. Também damos atenção aos momentos de brincadeiras, pois não podemos esquecer que eles são crianças”, disse Gabriela, que elogiou a infraestrutura. “A Eco Guaricana é um local ideal para ensiná-los da importância da preservação.”

“O escotismo segue princípios básicos como a socialização, afetividade, formação do caráter, enfim, fundamentos que há décadas contribuem no desenvolvimento das crianças, que seguem a ideia de ‘fazer o melhor possível’”, destaca Rafael Kretzschmar, outro chefe dos Escoteiros Santos Dumont.

Informações do Grupo Escoteiros Santos Dumont no site www.gesd.org.br.

Fonte: PautaSJP

0 comentários:

Postar um comentário