Publicidade

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Fontes e chafarizes viram piscina na Grande Curitiba e médico faz alerta: “Risco à saúde é grande”

Foto de leitora tirada neste domingo mostra que fonte em SJP virou piscina

O registro fotográfico de uma leitora, mostrou que neste domingo (12) uma fonte de uma praça no Centro de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (RMC), virou piscina para crianças e até adultos, deixa ligado um sinal de alerta. De acordo com os médicos, ao entrarem neste tipo de água parada, as pessoas correm risco de contrair diversas doenças, sendo a mais perigosa a leptospirose.

Na imagem da leitora da Banda B, é possível observar crianças brincando na fonte em praça pública, durante o calor de mais de 30°C que fez ontem. Apesar de também ser um retrato da falta de espaço de lazer, o problema, que acontece também na capital e outras cidades da RMC, é mais grave ao colocar à saúde em risco, conforme explicou o médico da família Francisco Mouzinho, da Prefeitura de Curitiba.

No Parque Barigui, fonte de centro de exposições também foi usada por banhistas 

“É comum que os roedores evacuem e urinem no local onde bebem água e a fonte de água para eles nas grandes cidades é justamente esses locais. O risco é muito grande, porque a bactéria leptospira sobrevive por muito tempo em água que não recebe tratamento e principalmente as crianças podem ser infectadas”, descreveu Mouzinho.

O médico também listou outras doenças a quais as crianças acabam expostas. “Tem a hepatite viral do tipo A e a diarreia que pode ser passada por bactéria. O risco de doenças de pele também existe, mas é menor neste tipo de caso. De maneira nenhuma é recomendado utilizar esse tipo de local para se refrescar ”, destacou.

Piscinas infláveis

Mouzinho também passou uma orientação aos pais com relação ao uso das piscinais infláveis, tão comum neste período do ano. “É importante que os pais troquem a água ou a limpem com frequência, porque sem dúvida vai acontecer contaminação se ela permanecer ali parada”, concluiu.

Fonte: Banda B

0 comentários:

Postar um comentário