Publicidade

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Taxistas buscam apoio para acabar com o transporte irregular “piratas”


No último dia 3, segunda feira, os taxistas Acemar Marques e Eduardo Foggiatto estiveram reunidos com o Secretário Municipal de Assuntos Metropolitanos de Curitiba, Valfrido Eduardo Prado. O objetivo foi estabelecer um canal de comunicação entre os profissionais de taxi de São José dos Pinhais e a prefeitura de Curitiba, a fim de resolver problemas que afetam o dia-a-dia dos taxistas de São José dos Pinhais, Curitiba e região metropolitana. 

Um dos principais assuntos abordados na reunião foi o transporte irregular de passageiros. Tais veículos são conhecidos como “Taxis Piratas”, que buscam passageiros no aeroporto Afonso Pena ou em outra localidade, sem ter qualquer tipo de licença. Estes “Piratas” acabam tirando corridas dos taxis do aeroporto, que são devidamente regularizados. Os carros irregulares também geram prejuízos aos taxis de Curitiba e região, já que é normal o “Carro Pirata” levar o passageiro do aeroporto até outra cidade e posteriormente busca-lo, tirando o trabalho do taxi regularizado do outro município. Acemar afirmou que “é necessária uma punição contundente para quem comete esse tipo de irregularidade e crime, para que o pirata não volte a repetir esse ato. Para isso precisamos evoluir, apresentando propostas, articulando em conjuntos com todos os órgãos competentes”. 


Na reunião, também foi citada a possível privatização do Aeroporto Afonso Pena, o que gera receio aos taxistas, que temem acontecer o que aconteceu em outro aeroporto do país, onde uma empresa particular detém carros executivos que oferece serviço de transporte, gerando uma concorrência desleal com os taxis comuns. Ficou claro que há a necessidade de um acompanhamento minucioso do processo por parte dos taxistas, afim de garantir os espaços e as boas condições de trabalho ao profissional. Segundo Valfrido, a prefeitura de Curitiba, através da Secretaria de Assuntos Metropolitanos pode auxiliar os taxistas nesse acompanhamento. 

Valfrido manifestou interesse em realizar o primeiro Fórum de discussão voltado exclusivamente para os taxistas de Curitiba e região Metropolitana, com o objetivo de dialogar com os taxistas sobre diversos assuntos, como a adaptação das leis municipais, seguindo a lei federal e melhorias na forma de trabalho. “Hoje o taxi é um ponto fundamental na estrutura de mobilidade urbana de qualquer cidade, e este tema deve ser trato de forma integrada e ordenada, e Acemar Marques esta de parabéns por trazer este tema de grande relevância a mesa reunião”, afirmou o Secretário. 


A reunião também contou com a presença de Leônidas Nery Dias, Superintendente da Secretaria Municipal de Assuntos Metropolitanos de Curitiba. Que já adiantou uma agenda de novas visitas, para tratar de assuntos pertinentes a classe dos taxistas. Um dos próximos passos é realizar reunião com a Urbs e o Detran/Pr. 

Eduardo Foggiatto também destacou a importância de uma maior fiscalização nos de taxis de fora da cidade de São José dos Pinhais que usam aplicativos para buscar passageiros dentro do município, de forma irregular. “temos que coibir de forma imediata essa pratica, e cobrar dos gestores uma fiscalização efetiva, para que sejam tomadas as medidas cabíveis, inclusive com processo administrativos para quem desrespeita a legislação de cada município” concluiu Foggiatto.

Fonte: Rafael Ferreira e Eduardo Foggiatto

0 comentários:

Postar um comentário