Publicidade

quarta-feira, 11 de março de 2015

Mulheres de SJP se capacitaram quanto a Defesa Pessoal

Técnicas simples foram rapidamente assimiladas pelas participantes ontem (10)

No mês de valorização das mulheres, o Aikido Keiko Dojo São José dos Pinhais organizou, ontem (10), o I Seminário Defesa Pessoal Feminina na sede do grupo desta arte marcial tradicional japonesa que preza a não utilização da força. As técnicas de projeções, torções e alavancas foram adequadas para que as mulheres participantes ganhassem conhecimento sobre o que fazer diante de situações de crise.

“A orientação é que ninguém reaja à violência, porém, se for possível se desvencilhar de um agressor e ganhar tempo para pedir socorro existem dicas bem eficientes para mulheres de diferentes tipos de altura e peso”, explicou o sensei Lincoln Ferreira, faixa preta 4ª DAN deste Dojo são-joseense vinculado à União Sul Americana de Aikido Kawai Shihan, com sede em São Paulo, e certificado pela AIKIKAI, entidade que centraliza todos os praticantes de Aikido do mundo, com sede em Tóquio no Japão.

Entre as presentes, estava a publicitária Jaciara Carneiro que pela primeira vez teve contato com arte marcial. “Foi uma experiência nova desde que entrei pela porta da academia, a forma como o treino se desenrola e também muito interessante os movimentos de defesa que são técnicas simples e rápidas”, disse Jaciara Carneiro. 

Para a enfermeira Luciane Drapalski, as novidades vieram acompanhadas do desafio. “Uma experiência desafiadora e muito rica. No começo a gente acha que não vai conseguir e minutos depois sentimos que os movimentos dão resultado”, falou Luciane Drapalski. 

Uma década
O Aikido Keiko Dojo foi aberto em São José dos Pinhais em maio de 2005. Em janeiro, foi inaugurado o novo local de treinamento com ampliação do tatame em quase o dobro do tamanho. Além do seminário voltado às mulheres, até o fim do ano, está sendo programada uma agenda de atividades comemorativas como exposição cultural, treinos ao ar livre no Parque São José, entre outras ações. 

Fonte: PautaSJP

0 comentários:

Postar um comentário