A pista sentido Litoral da BR-277, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, ficou bloqueada por cerca de duas horas na noite desta segunda-feira (6). Cerca de 80 moradores da região do São Judas Tadeu fecharam a pista incendiando pneus e madeiras para protestar contra a falta de energia elétrica nas residências. A área é de ocupação e o serviço oferecido pela Companhia Paranaense de Energia já foi regularizado pela Prefeitura de São José dos Pinhais há cerca de dois anos, segundo os moradores. A Prefeitura, porém, não confirma nem desmente esta informação.
Os manifestantes iniciaram o bloqueio por volta das 20 horas. Embora o fechamento não tenha acontecido em horário de maior fluxo, houve congestionamento e a Polícia Militar (PM) acompanhou o protesto. Segundo os manifestantes, as famílias vivem na região há cerca de 8 anos e há dois o serviço de iluminação pública para a área tinha sido regularizada pela prefeitura. No entanto, segundo os moradores, a instalação efetiva nunca aconteceu.
De acordo com o morador Josias de Matos, há um comunicado de que a energia elétrica para cada família será instalada em até 120 dias, mas os moradores alegam que até lá precisam de outra opção para não ficarem no escuro. “A área já foi habitada há muito tempo, alguns moradores indenizados foram embora e outros ficaram. A região cresceu, mais famílias vieram e a prefeitura sempre disse que não podia fazer nada. Hoje estamos aqui porque o prefeito prometeu instalar luz até 120 dias, para que todos tivessem o serviço de maneira correta, mas precisamos de luz, pelo menos, de noite”, disse o morador.
Ainda, as famílias enfrentam problemas com a falta de saneamento básico. O aposentado Elier de Freitras mora na região há três anos e afirma que para ficar em casa durante à noite somente com o auxílio de uma lanterna. “Eu sou doente, minha mulher trabalha e as crianças só conseguem fazer a tarefa de casa quando eu ilumino com lanterna. Não conseguimos tomar um banho, ligar uma geladeira”, disse.
Após duas horas de negociação com a Polícia Militar e a Guarda Municipal (GM), os entulhos foram retirados e a pista liberada. Os manifestantes prometeram um novo bloqueio nesta terça-feira (7) caso a Prefeitura de São José não se manifeste.
Outro lado
A Banda B entrou em contato com a Prefeitura de São José dos Pinhais. A resposta repassada é de que tão logo tenham um posicionamento sobre o caso, será enviado à redação.
Fonte: Banda B
0 comentários:
Postar um comentário