Publicidade

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Adote um bichinho


No Município de São José dos Pinhais, milhares de cães e gatos, indesejados, abandonados, circulam pelas ruas criando um potencial de risco à saúde humana e animal, além de agravos provocados por mordeduras e acidentes de trânsito.

O poder público no cumprimento das suas atribuições os recolhe e, quando não reclamados, acabam sendo descartados através da eutanásia. São milhares de animais abandonados que morrem anualmente e o próprio poder público esta buscando alternativas para esta situação dramática.

É necessário encontrarmos novas soluções para o exercício da Posse Responsável, onde cada pessoa interessada em possuir um animal de estimação, assuma um compromisso com a vida do animal, que não pode ser descartada como um objeto; deve ser uma relação de amizade para toda a vida.

Ser um proprietário responsável inclui procedimentos e cuidados que garantam não só o bem estar do animal, como também a multiplicação dessas experiências para todas as pessoas do seu convívio.

Os milhares de animais abandonados pelos seus donos, criam grandes transtornos para a saúde física, intelectual e psíquica, de muitas pessoas e para a comunidade como um todo, além do sofrimento dos próprios animais. 
Uma situação com essa dimensão precisa da colaboração de cada um, cada pessoa sensibilizada deve levar sua compreensão e experiência para o seu redor.

É importante sabermos que quanto menos cuidados dispensamos aos animais, a mais riscos estamos expondo a saúde humana. 
É uma questão de cidadania antes de tudo, além de respeito a todas as formas de vida.

Como adotar um animal? 


1. A vida do animal dura apenas uma parte de sua vida. Qualquer separação de você significa sofrimento. Pense muito nisso antes de adotar; 

2. Tenha paciência e dê um tempo para que possa compreender o que você espera do animal. Você também nem sempre entende imediatamente as coisas;

3. Deposite sua confiança, pois ele vive disso e vai compensá-lo por isso mais do que ninguém; 

4. Nunca guarde rancor ou prenda de castigo se aprontar alguma. Você tem outros amigos além do seu animal, seu trabalho e seu lazer, mas ele só tem a você; 

5. Converse! Ele certamente não entende todas as palavras, mas com certeza faz bem ouvir sua voz e dedicação só pra seu bichinho; 

6. Pense bem como você, seus amigos e visitas me tratam. Ele jamais esquece; 

7. Também pense, quando quiser bater no seu bichinho, que ele poderia revidar, mas não o faz; 

8. Se alguma vez você não estiver satisfeito com seu bichinho, porque está de mau humor, preguiçoso ou desobediente, pense que talvez sua comida não esteja fazendo bem, ou que tem estado muito tempo exposto ao sol, ou que seu coração já está um pouco cansado e fraco; 

9. Por favor, tenha compreensão quando ele envelhecer. Não pense logo em abandoná-lo para adotar um cãozinho novo e bonitinho. Você também irá envelhecer um dia e agora é o momento que ele mais precisa de você! 

10. Quando chegar o último e mais difícil momento da vida de seu bichinho, o da partida, fique com ele. Não diga "não posso ver isso". Com sua presença, tudo será mais fácil para ele. A fidelidade de toda a vida dele deverá compensar esse momento de dor. Sentindo seu carinho, ele partirá sabendo que a vida do seu bichinho valeu a pena.

Para adotar: 

* Compareça ao CCZ

* Seu animal já sairá do CCZ vacinado

Serviço:

Rua: José Nogueira,406 - São Francisco

Telefones
(41) 3382-2839
(41) 3384-1228

Lista dos animais disponíveis para adoção: http://www.sjp.pr.gov.br/ccz/vertodos.php

Fonte: Centro de Controle de Zoonoses de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário