Publicidade

domingo, 27 de janeiro de 2013

Mais de 10 mil pessoas participam da 47a Festa do Trigo, na Colônia Marcelino


O prefeito Setim, os deputados Leopoldo Meyer e Francisco Buhrer prestigiaram a tradicional festa típica ucraniana 

Neste domingo (27), a comunidade da Colônia Marcelino realizou a 47ª Festa do Trigo de São José dos Pinhais. O tradicional evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal e reuniu um público de mais de 10 mil pessoas que vieram não só de São José dos Pinhais, mas também de municípios da Região Metropolitana de Curitiba. 

O prefeito Luiz Carlos Setim prestigiou o evento, assim como diversas autoridades do município, e relembrou da importância da festa para a cultura local. “A Festa do Trigo é de grande importância para São José dos Pinhais, em especial para os imigrantes ucranianos. A Colônia Marcelino está de parabéns pelo evento e pelo grande trabalho em volta da construção da nova igreja”, disse Setim. 


Estiveram presentes no evento o deputado estadual Francisco Buhrer, o deputado federal Leopoldo Meyer, o Vice-prefeito Toninho, secretários e os vereados Luiz Paulo, Nina Singer e Alberto Setnarsky. 

Tradição


A festa iniciou com a tradicional missa, que foi realizada no rito ucraniano. No almoço foi servido, além do churrasco, as comidas típicas ucranianas, como o perohê cozido ou assado (espécie de pastel recheado) e o holuptzi (prato feito à base de repolho). Foram servidos mais de 25 mil unidades de perohê acompanhado de molho de carne ou nata. 


Após o bingo, os presentes puderam assistir as apresentações folclóricas de dança do grupo Soloveiko, que reúne crianças, jovens e adultos. Segundo Pedro Nogas, morador da Colônia Marcelino e um dos organizadores do evento, o intuito é promover e garantir a continuidade da cultura dos ucranianos, que é passada para cada nova geração, “Desde o idioma, até os costumes, a culinária e as festividades”, explica.


O valor arrecadado na 47ª Festa do Trigo será revertido para a construção da nova Igreja Ucraniana da comunidade, uma réplica da construção existente na Ucrânia.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário