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segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Morador reclama da infiltração


Entre as 341 queixas do Procon de 2012, está a de Cláudio Chan, funcionário público, que é prejudicado pelo atraso na entrega das chaves do apartamento que comprou no empreendimento Viver Bosque, em São José dos Pinhais, da empresa Viver Incorporadora, com sede na cidade de São Paulo. Segundo Chan,o imóvel que custou R$ 135 mil foi financiado pela Caixa. “Eu comprei o apartamento em dezembro de 2011, com a promessa de que receberia as chaves em março de 2012”, diz. No entanto, as chaves foram entregues apenas em outubro de 2012. 

Mas não é apenas da demora que Chan reclama. “Em outubro, quando recebi o imóvel, percebi que os canos estavam frouxos e com vazamento”, disse. Ele relata que o vazamento foi apontado e a empresa que afirmou que faria a correção do problema. “Mas o vazamento ainda continua e, na construtora, a afirmação é que a assistência técnica foi terceirizada e o prazo para a resolução do problema pela construtora é até 18 de fevereiro”, conta. “E até lá vou ter de pagar aluguel, além do condomínio de R$ 170 do prédio, e da prestação do financiamento”, desabafa Chan. 

O advogado Marcus Vinicius Cloches da Silva é outra vítima da demora. “A entrega das chaves atrasou em cerca de um ano e meio”, lembra. Ele relata que comprou o apartamento planejando se formar e casar. “Já pensando na possibilidade do atraso, planejamos o casamento para seis meses após a data da entrega”, relata. Ele comprou o imóvel em 2010. 

Cila de Fátima Mendes dos Santos, responsável pelo setor jurídico do Procon-PR, afirma que os casos de entrega do atraso das chaves, o consumidor tem o direito de recorrer à Justiça para o ressarcimento dos prejuízos resultado da demora, como por exemplo, o pagamento do aluguel. “Mas ele precisar ter isso tudo muito bem documentado”, esclarece.

Resposta — A reportagem tentou entrar em contato com a construtora nos números disponibilizados no site da empresa, sem sucesso. Os números tocaram até que a ligação caísse. Nos telefones de assessoria disponibilizadas e matérias veiculadas no link Notícias, as informações eram de que não trabalhavam mais para a empresa. 
No site reclameaqui. com.br, a construtora aparece com 152 reclamações em 2012. Destas, 149 foram atendidas. Nos últimos três meses o tempo de resposta da empresa às reclamações foi de 6 dias. A classificação dos consumidores é de que a empresa não é recomendável. 

Fonte: Bem Paraná

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