Publicidade

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Continua a paralisação dos Servidores públicos de São José dos Pinhais nesta quarta-feira

Cerca de 3,5 mil servidores do município interromperam as atividades. Alunos de 90 das 108 escolas estão sem aulas.


fonte: Sindicato dos Servidores Públicos de São José dos Pinhais (Sinsep),
 Os cerca de 3,5 mil servidores públicos da prefeitura de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, decidiram que vão manter nesta quarta-feira (6) a paralisação das atividades iniciada na manhã desta terça-feira (5). A decisão ocorreu após uma assembléia realizada na tarde desta terça-feira. Professores, profissionais da saúde e da área administrativa prometeram manter as atividades suspensas até que prefeito Ivan Rodrigues receber os representantes da classe para a discussão das reivindicações.
De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos de São José dos Pinhais (Sinsep), das 108 escolas do município, 90 estão sem aulas. A principal reivindicação da categoria diz respeito à contratação de mais servidores mediante concurso público - atualmente, há cerca de 6 mil concursados - e a elaboração de um Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV).
O presidente do Sinsep, Nelson Castanho, diz que trabalhadores terceirizados estão substituindo os servidores públicos. Ele afirma que o PCCV é essencial para melhorar a qualidade da educação, já que muitos profissionais deixam o cargo para trabalhar para o estado e a iniciativa privada. Os manifestantes também querem a suspensão de uma licitação, prevista para o dia 8, que, de acordo com a categoria, pretende contratar uma empresa para
terceirizar o sistema educacional do município.

O secretário de governo do município, Miguel Amilton Gawloski, afirma que o prefeito não receberá os manifestantes. Para eles, a discussão está sendo politizada e é exagerada. O secretário garante que já foram concedidos vários benefícios aos servidores, como aumento do piso salarial e do vale-alimentação, e que o PCCV será elaborado, mas o processo é demorado. Quanto às terceirizações, Gawloski afirma que elas são em caráter emergencial, para suprir a necessidade de funcionários surgida após a municipalização do Hospital e Maternidade São José dos Pinhais, ocorrido no ano passado, e que um concurso será realizado ainda em 2010.

Professores
De acordo com o Sinsep, 2,4 mil professores - do total de 3,5 mil – suspenderam as atividades nesta terça-feira para protestar contra a falta de negociação com a prefeitura. Ao todo, aproximadamente 2,5 mil servidores fizeram um protesto em frente à Secretaria Municipal de Educação, à prefeitura e à Câmara Municipal nesta manhã..
Os pais dos alunos receberam cartas do sindicato na sexta-feira (1º), na segunda-feira (4) e nesta terça-feira (5) informando sobre a paralisação, de acordo com o Sinsep. Como 30% dos professores estão trabalhando, a orientação do sindicato é de que os pais liguem para as instituições de ensino e se informem sobre o funcionamento.

Prefeito
No site da prefeitura de São José dos Pinhais há um comunicado – assinado pelo prefeito Ivan Rodrigues –, no qual se afirma que “(...) é absolutamente infundada a afirmação de que a prefeitura ou prefeito não atenderam aos ofícios encaminhados [pelo sindicato] com o intuito de renegociar o PCCV [Plano de Cargos, Carreiras, Vencimentos], uma vez que as providências para que isso ocorra estão em pleno entendimento (...)”. Segundo o comunicado da prefeitura, as negociações foram retomadas em abril. Entre as medidas adotadas pelo município estão o recadastramento dos servidores e também a contratação de um instituto para elaborar propostas sobre o PCCV.

fonte: Gazeta do Povo

0 comentários:

Postar um comentário