Publicidade

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Secretaria da Agricultura reúne produtores para incentivar o cooperativismo





A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento promoveu na última semana uma reunião com produtores rurais, representantes das cooperativas, da Emater, Secretaria de Abastecimento de Curitiba, sindicatos, Banco do Brasil e da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo do encontro foi divulgar o trabalho cooperado entre os produtores como forma de facilitar o escoamento da produção.
Segundo o secretário da Agricultura, Pedro Persegona, São José tem hoje cerca de 4.500 produtores, sendo 3.944 agricultores familiares. “Porém, destes, apenas 650 possuem a declaração de aptidão ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar), cadastro necessário para que eles sejam beneficiados com as políticas públicas de apoio à comercialização. O número ainda é muito tímido, representa apenas 16,4% das famílias”, explica o secretário.
Como exemplo, a secretaria mostrou para os presentes o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). No programa os alimentos são adquiridos diretamente dos agricultores familiares ou de suas associações e cooperativas para serem destinados à formação de estoques governamentais ou à doação para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, atendidas por programas sociais locais.
“É preciso intensificar o acesso dos produtores a estes programas, uma vez que 87,6% de nossos produtores são da agricultura familiar. O programa foi criado objetivando atender essas famílias”, enfatizou o secretário Persegona.

Também na reunião, o técnico Elio Seti, do Instituto Emater de Curitiba, apresentou estudo sobre as barreiras encontradas pelos produtores e as sugestões mais viáveis para o desenvolvimento da agropecuária municipal, destacando fortemente a importância do cooperativismo, através do trabalho em conjunto e as organizações familiares.
Após as apresentações, ainda houve um debate, tendo como resultado a adesão de vários produtores em cooperativas. “Atingimos nosso objetivo de fortalecer o sistema e as organizações familiares, visando maior participação nos programas de aquisição de alimentos”, ponderou o secretário de Agricultura.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário