Publicidade

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Secretaria da Segurança promove capacitação de diretores dos Comunsegs

 
Capacitação à diretoria dos Comunsegs

A Secretaria Municipal de Segurança de São José dos Pinhais promoveu, neste sábado (27), um curso de capacitação para as diretorias dos Comunsegs (Conselho Comunitário Municipal de Segurança Cidadã). O objetivo é orientar a população que participa ativamente na decisão de políticas públicas sobre segurança em questões como direitos humanos, preconceito, direito à moradia, mediações de conflitos, policiamento comunitário e até mesmo dúvidas sobre orçamento público e assuntos como auto-estima, moral e ética. Para o secretário Municipal de Segurança Pública, Marcelo Jugend, a capacitação dos integrantes dos Comunsegs ajuda a melhorar a qualidade da participação e colaboração para o combate à violência.


“A nossa meta é que toda população participe na determinação de ações plausíveis para as necessidades de cada região. A capacitação é um aspecto essencial para que os diretores dos Conselhos estejam aptos para ouvir e agir dentro do seu respectivo bairro”, afirma o secretário municipal de Segurança Marcelo Jugend. A capacitação foi realizada com a parceria do IDDEHA – Instituto de Defesa dos Direitos Humanos.
Na sexta-feira (26), os diretores dos Comunsegs reuniram-se para apresentação de um balanço de como anda o funcionamento das ações em cada local, na Secretaria de Segurança e também contaram com palestras dos representantes das Secretarias de Esporte e Lazer, Saúde e do Pronasci. “O apoio da população é essencial para que a Segurança possa funcionar como um aspecto preventivo e não apenas coibitivo”, diz o diretor de relacionamento com a comunidade - José Carlos Mendes do Nascimento.

Comunseg

Atualmente, São José dos Pinhais possui 25 Comunsegs e outros pontos do município vêm estudando a sua implantação. A Prefeitura tem uma linha de gestão moderna na área de segurança pública, com o desenvolvimento de ações de incentivo à criação dos Comunsegs. Com os conselhos descentralizados, os cidadãos se organizam melhor dentro da realidade de cada região do município e conseguem debater os trabalhos que serão desenvolvidos a partir da formação dos Comunsegs.

Fotos: Sílvio Ramos 
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário