Publicidade

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Escola Municipal Pedro Moro realiza festa para comemorar 50 anos de existência

Na manhã de sábado (18) a Escola Municipal Pedro Moro Redeschi realizou em suas dependências a festa em comemoração aos seus 50 anos de existência. Fundada em 1960, quando funcionava em uma sala cedida por Pedro Moro, a instituição passou por diversas mudanças: já foi Grupo Escolar e pertenceu ao Estado. Sua estrutura já foi de madeira e, em 1982, passou a funcionar no atual espaço. “No início, eram duas salinhas e o bairro era pouco povoado. Passa um filme na cabeça: desde os tempos em que nossa estrutura era deficiente e soubemos que ganharíamos o novo prédio ao dia da inauguração”, contam as ex-professoras Elvi Terezinha Foggiatto e Dinacyr Follador, que também foram homenageadas durante a cerimônia.

“Algumas escolas tornam-se árvores com frondosos galhos e profundas raízes ou flores. E essas, por mais beleza que tenham, não duram muito. O que foi plantado aqui no Braga, há mais de 50 anos, transformou-se numa árvore vigorosa e continua acolhendo professores, funcionários e alunos, que constroem a história não só da instituição, mas também do município”, enfatizou a secretária de Educação de São José dos Pinhais, Tânia Galvão.


O vice-prefeito Jairo Melo, que na ocasião representou o prefeito Ivan Rodrigues, ressaltou a importância da escola para o município: “Muitas pessoas próximas estudaram e lecionaram aqui. E se hoje a Pedro Moro é uma referência em qualidade na rede pública, isso se deve ao trabalho de todos que já passaram e estão aqui”.


A placa comemorativa da Escola ficará na instituição: "50 anos de ensino com qualidade e tradição"


A diretora Sueli Sinja contou um pouco da história do patrono da Escola. “Pedro Moro foi um jovem imigrante italiano que iniciou tudo o que temos aqui. Cedeu a primeira sala onde aconteciam as aulas e depois o terreno onde hoje estamos”. Ela também agradeceu aos professores, pais e alunos que fizeram e fazem parte do cotidiano do lugar.


 
Muitos foram os homenageados: ex-alunos, ex-professores e ex-diretores, além da neta de Pedro Moro, Vera Moro Zen. Também esteve presente o Vereador Imar Augusto. Os estudantes apresentaram-se aos cerca de 200 presentes na festa. A Banda Marcial de São José dos Pinhais também abrilhantou as celebrações, de uma das maiores instituições de ensino público da cidade.
Elvi e Dinacyr lecionaram na escola durante anos: "Passa um filme na cabeça."


Em um dos momentos da celebração, as crianças apresentaram canções natalinas


Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Fotos: João Fernandes 

0 comentários:

Postar um comentário