Grupos de economia solidária de São José estão com seus produtos expostos na 1ª Feira Natalina.
Começou na última sexta-feira (17) e vai até a véspera de Natal (24) a 1ª Feira Natalina dos grupos de Economia Solidária de São José dos Pinhais. Dez barracas estão montadas em frente à Catedral, na Praça 8 de Janeiro, com produtos como bolsas artesanais, objetos de decoração, geléias e bijuterias à venda. O horário de funcionamento da feira é das 9h às 18h.
Segundo o secretário de Trabalho e Emprego de São José, Adilson Stuzata, a exemplo da Feira da Primavera, que aconteceu em setembro deste ano, essa é mais uma oportunidade dos grupos apresentarem seu trabalho. “Uma das maiores dificuldades dos grupos de economia solidária é colocar seus produtos à venda. A Prefeitura de São José procura reverter esse quadro ajudando sempre”, conta.
Ana Heloísa faz parte do grupo Artes e Fuxico que está expondo na feira. Para ela, a organização do espaço é fundamental para que a produção de produtos de Natal chegue às mãos do consumidor. “É muito importante para nós poder contar com a feira. Além disso, estamos em um local de fácil acesso, sem fila, sem estacionamento e sem custo de entrada, como outras feiras e shopping”, complementa.
“O consumidor pode ter certeza que vai encontrar produtos de qualidade, que são feitos com todo o cuidado e respeito ao meio ambiente, assim como é a ideologia da economia solidária. Quem comprar um presente de qualquer grupo estará fomentando esse novo tipo de economia, que prioriza o respeito, a amizade, o cooperativismo”, afirma a coordenadora do programa em São José, Renata Sciamarella.
ECONOMIA SOLIDÁRIA - De acordo com a Secretaria Nacional de Economia Solidária, essa atividade vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.
Para dar incentivo a essa atividade, a Prefeitura de São José dos Pinhais criou neste ano a lei de incentivo à economia solidária. A nova lei institui a Política Municipal de Fomento à Economia Solidária, além de criar ferramentas para dar suporte à prática como o Conselho, o Fundo e o Selo de Economia Solidária. Segundo Fátima Costamilan, que é membro da Secretaria Executiva do Fórum Estadual de Economia Solidária e acompanhou a elaboração do documento, a nova lei deixa São José em um cenário único, tornando-se referência para todo o Brasil.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Foto: Arquivo
0 comentários:
Postar um comentário