Publicidade

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Mais três Comunsegs são empossados em São José dos Pinhais

Na última sexta-feira (17) a diretoria do Conselho Comunitário Municipal de Segurança Cidadã (COMUNSEGS) da Vila Santana iniciou a sequência de posses que ocorreu durante o fim de semana em São José dos Pinhais. O presidente Oswaldo Pacheco Ribeiro destacou a importância dessa união da comunidade que faz parte do bairro Borda do Campo: “Queremos implantar projetos sociais que ocupem as crianças e adolescentes que, quando não estão na escola ficam nas ruas, ociosas. A população apoiou a criação do Conselho e prestigiou o evento: mais de duzentas pessoas estavam na cerimônia que apresentou a diretoria aos moradores”, ressaltou.

E no sábado foi a vez do bairro Boneca do Iguaçu empossar seu COMUNSEG. A cerimônia aconteceu na Escola Municipal Prof.ª Genoveva Sicuro de Brito, com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer que cedeu seu Ônibus para entreter a criançada. A diretoria é formada por Monique Piovezan, conhecida como MONINHA, no cargo de presidente, José Martins da Silva Filho, como vice dentre outros. “Estamos realizando um trabalho de formiguinha, pois essa é a primeira associação oficial formada aqui. Precisamos procurar a prevenção dos problemas e não somente aguardar a solução de braços cruzados”, destacou Moninha.


 A diretoria do COMUNSEG Boneca do Iguaçu no momento do juramento

“Lutamos contra algo gigantesco, que é a alienação popular, alimentada ao longo de mais de 500 anos de história do Brasil, pois o povo sempre ficou a margem, esperando que algo acontecesse. Agora, com a luta das lideranças em diversos locais de São José dos Pinhais, conseguiremos realizar um trabalho mais completo, que é o da construção coletiva de uma nova realidade”, destacou o secretário Marcelo Jugend.


O secretário Marcelo Jugend e Monique Piovezan (MONINHA) com o certificado emitido pelas Secretarias Municipal e Estadual de Segurança Pública

A Costeira teve sua diretoria empossada na tarde de domingo. “Nosso bairro é formado por todas as classes sociais e precisamos quebrar as barreiras existentes. Conseguimos unir na nossa equipe do Comunseg todas as pontas da comunidade”, disse a presidente do Conselho, Marli Feeken. “Será necessário conscientizar os moradores da importância da participação efetiva deles, para promover melhoras no próprio bairro”, conclui.
Com a Costeira, São José dos Pinhais passa a ter 21 Conselhos Comunitários. Nos próximos dias, mais quatro diretorias serão empossadas nos seguintes bairros: Jardim Izaura, Bandeirante, Nemari e Borda Central.


Os COMUNSEGS

A criação de um COMUNSEG começa com um encontro entre os representantes do departamento de relacionamento da Secretaria da Segurança com a comunidade. “Eles apresentam detalhadamente o projeto e tiram as dúvidas. Quem manifesta interesse passa por uma análise da Secretaria de São José e da Secretaria Estadual da Segurança Pública”, explicou José Carlos Mendes, diretor de relacionamento com a comunidade. “Assim que as fichas são aprovadas, eles recebem os certificados dos dois órgãos públicos e passam a funcionar”, finalizou.


José Carlos Mendes (à esquerda) explica que os COMUNSEGS tem caráter voluntário e os membros são escolhidos pela própria comunidade

Os conselhos têm caráter voluntário e recebem recursos oriundos dos poderes públicos apenas através de projetos. Quem quiser ter mais informações sobre os Conselhos Comunitários de Segurança Cidadão, pode entrar em contato com a Secretaria da Segurança.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Fotos: Sérgio Sabino

0 comentários:

Postar um comentário