Publicidade

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Programa Nascer em São José garante acompanhamento de família são-joseense




As mães e pais presentes podem tirar dúvidas com os profissionais de saúde da rede

A Regional de Saúde Afonso Pena realiza, periodicamente, reuniões com as mães atendidas pela rede pública de saúde dentro do programa Nascer em São José. Criado em maio deste ano, o programa proporciona às novas mães e seus nenéns assistência médica, odontológica, além de garantir que profissionais como psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, assistentes sociais e fonoaudiólogos auxiliem a família na nova rotina.
“O nascimento é um momento muito importante e de muita expectativa, principalmente no que diz respeito ao atendimento à saúde. Temos que buscar preservar nossas crianças saudáveis. Se conseguirmos antecipar problemas, estaremos fazendo um melhor investimento na saúde da população. A melhor medicina ainda é a preventiva”, afirma o secretário municipal de saúde, Armando Raggio.
O Nascer em São José, que acontece em todas as seis regionais de saúde da cidade, proporciona não só às mães e seus filhos assistência, mas também àqueles pais que gostam de participar e de acompanhar da gestação e do pós-parto. “Temos três filhos, contando com o Fabrício, que hoje está com dez dias. Em todas as gestações eu acompanhei minha mulher, mas nunca tivemos essa assistência que estamos tendo aqui. Acho muito bom isso, porque a gente nunca sabe tudo, principalmente quando se fala de um novo bebê”, conta Rui Carlos da Silva, 38 anos, técnico em eletrônica, que esteve presente em uma das reuniões realizadas com a dentista da unidade de saúde, que explicou a importância da higiene bucal.
Na Regional de Saúde Afonso Pena, a cada quinze dias, reuniões com grupos de mães são realizadas, oferecendo palestras que vão desde atendimento psicológico até orientações sobre planejamento familiar. Além desses encontros, semanalmente a Regional oferece às mães orientações sobre amamentação e aleitamento materno, tudo isso dentro do programa.

Rui Carlos e Juliana com Fabrício, de apenas dez dias: assistência prestada tranquiliza família

“Antes, trabalhávamos com o atendimento individualizado das mães, mas percebemos que essa estratégia não estava surtindo o resultado esperado. Resolvemos então montar os grupos, que têm sido muito gratificantes, pois em grupo há uma troca de experiências. Além do quê, a dúvida de uma mãe é a dúvida de outra também”, conta Jeanine de Paula, assistente social do programa.
“Até que enfim alguém está pensando na gente. Éramos do Mato Grosso e lá não tínhamos esse tipo de acompanhamento. É muito bom podermos participar, pois nossas dúvidas são muitas”, diz Juliana Cristina de Souza, 25 anos, dona de casa e mãe de Fabrício.
Como funcionaO funcionamento do programa dá-se logo do nascimento, quando a mãe recebe as orientações de uma dentista, que passa de quarto em quarto na maternidade distribuindo escovas especiais para nenéns e para as mães e dando orientações a respeito da importância de se cuidar da saúde bucal desde o nascimento. “A ideia é explicar os cuidados básicos que se deve ter com o recém-nascido, justamente para evitar que a primeira dentição tenha algum problema. As pacientes estranham, pois não imaginam que é preciso cuidar da higiene bucal de seus filhos. Mas o leite também deixa resíduos e pode provocar algum problema futuro”, relata a dentista Elaine Maria Mazaro, que também auxilia no agendamento das consultas fora da maternidade.
Assim que sai do hospital, a mãe já recebe um protocolo com consultas agendadas no prazo máximo de sete dias, para ela e para o filho, em uma unidade de saúde próxima da sua casa, evitando ter que se deslocar até a maternidade e que cada um tenha uma consulta marcada em dias diferentes.

Fotos: João Fernandes
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário