Publicidade

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Caravana Copa Orgânica chega a São José dos Pinhais

Na próxima segunda-feira (28) chega a São José dos Pinhais a Caravana Copa Orgânica Brasil 2014. Inspirado na Copa do Mundo 2014, o projeto passará pelos 12 estados que abrigam as cidades-sedes e tem o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São José dos Pinhais. A Caravana trará ao município, através do Curso de Noções Básicas da Agricultura Orgânica, informações importantes para os produtores da região.

O curso, que tem por objetivo sanar dúvidas dos agricultores orgânicos e orientar aqueles que ainda praticam a agricultura tradicional, divide-se em quatro pontos principais: Oportunidade de Negócio com a Copa do Mundo em 2014; O que é a agricultura orgânica; Lei dos Orgânicos; e 10 técnicas de produção orgânica (compostagem, adubação orgânica, rotação de cultura, etc). De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Pedro Persegona, a agricultura orgânica é uma tendência mundial e “o curso é muito importante para mostrar àqueles agricultores que não produzem orgânicos que é possível agregarmos muito valor ao produto”.

São José dos Pinhais é considerada, hoje, o cinturão verde da Região Metropolitana de Curitiba e este título deve-se, em grande parte, aos incentivos da Secretaria Municipal de Agricultura em conjunto com a Prefeitura da cidade, dentre os quais, o principal auxilia na certificação do produtor orgânico e no acompanhamento da produção, conferindo ao agricultor o Selo Orgânico, que possui validade a nível nacional. Nos últimos dois anos, São José dos Pinhais apresentou um salto de produção em comparação com os anos anteriores. A cidade passou de 5 mil toneladas de orgânicos produzidas no ano de 2007 para 8 mil toneladas no último ano e com perspectiva de atingir uma produção de 10 mil toneladas até 2012, consolidando sua posição de maior produtora de orgânicos da RMC. “A passagem da Caravana Copa Orgânica por São José é a prova do reconhecimento da cidade como um pólo da agricultura orgânica”, orgulha-se o secretário.

Sobre a Caravana


A Caravana Copa Orgânica, realizada pelo Instituto BioSistêmico com o patrocínio do Sebrae, passará pelas 12 cidades-sedes da Copa do Mundo 2014 e seus pólos produtivos, levando informações sobre a produção e o mercado de alimentos orgânicos para produtores, técnicos, empresários e consumidores. O evento itinerante teve início em fevereiro deste ano e encerrará em julho, em São Paulo. A Caravana acontecerá anualmente, até 2014, com a previsão de novos cursos e propostas a cada ano. Todas as atividades da Caravana Copa Orgânica são gratuitas e com livre acesso aos agricultores e empresários do setor.

SERVIÇO
Curso de Noções Básicas de Agricultura Orgânica
Data: 28/02/2011, às 13h30
Local: Secretaria Municipal de Agricultura, Rua Colombo, 830.

Fonte:  Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário