Publicidade

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Aniversário de São José dos Pinhais terá diversidade de atrações

A cidade de São José dos Pinhais completa 321 anos de fundação no próximo dia 19, e a programação para a festa de aniversário foi definida esta semana pela Prefeitura. A série de eventos inclui campeonatos esportivos, atrações musicais e atividades recreativas.

A Esquadrilha da Fumaça celebrará o aniversário da cidade no dia 13, no Aeroclube dos 40. O evento começa às 13h e também terá apresentações musicais e praça de alimentação.

Na data do aniversário (19) a população do município será presenteada com uma grande festa, onde poderá até mesmo resolver pendências pessoais. Isso porque será realizado um mutirão da cidadania, no ginásio de esportes Ney Braga a partir das 9h. “Várias secretarias da prefeitura farão atendimento ao público, como corte de cabelo, emissão de RG e carteira de trabalho e será feito um mutirão de emprego”, explica o chefe de Divisão de Eventos Especiais pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, Jackson Douglas de Almeida. As demais pastas farão exposições e esclarecimentos sobre seus principais programas e serão realizadas atividades recreativas.

Ainda no dia 19 os são-joseenses poderão concorrer a vários prêmios em um bingo que começa às 15h e é gratuito. Às 18h acontece uma cerimônia com a presença do prefeito Ivan Rodrigues. A partir das 21h a boxeadora Rosilete dos Santos, atual campeã da Comissão Mundial de Boxe, enfrenta a uruguaia Alicia Susana Alegre, para manter o título mundial.

A festa continua no dia 20, desta vez no Estádio do Pinhão. Dentre as atividades, que têm início às 8h, estão a chegada e largada da Corrida de Aventura e um passeio ciclístico. No local, a população poderá também fazer o arvorismo urbano, que consiste em uma estrutura montada a oito metros do chão, na qual se deve subir por um paredão e enfrentar obstáculos.

O almoço será feito pela APMI (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância). A música ficará por conta das duplas Alisson & Murilo e Jorge & Miguel, e da banda Dark Symphony, ganhadoras do festival Sanjo Music. Segundo a organização, cerca de 12 mil pessoas são esperadas nas comemorações dos dias 19 e 20 de março.

EsporteOs campeonatos esportivos serão uma atração à parte nas celebrações do aniversário do município. Entre eles está a Copa São José da 1ª divisão de futsal, que tem início no mês de março.


No dia 12, equipes de São José dos Pinhais e Curitiba disputam a Copa 321 anos de Futebol Society a partir das 9h, em local ainda não definido.Nos dias 19 e 20, será disputado o Circuito São José de Vôlei de Praia nas quadras de areia do Ney Braga, às 9h. Outra competição que acontecerá nestes dois dias é o Torneio de Futsal, nos núcleos do Marambaia e da Malhada, também a partir das 9h. O circuito metropolitano de skate será realizado na Praça do Divino no domingo (20), com início às 9h.

História 
Em 1721, o povoado transformou-se em Freguesia do São José. O município de São José dos Pinhais, sediado na então “Villa de São José dos Pinhais” foi criado em 1852. Em 27 de dezembro de 1897 a vila passou a ser considerada cidade, então a sede do município tornou-se a cidade de São José dos Pinhais.

O município de São José dos Pinhais possui hoje mais de 280 mil habitantes e é considerado o segundo maior da mesorregião, e o terceiro pólo automotivo do país.A cidade foi colonizada por expedições portuguesas que foram atraídas pelo ouro da região. O primeiro povoado foi o Arraial Grande, onde em 1690 foi construída uma pequena capela pelo reverendo João da Veiga Coutinho. A presença da Igreja Católica fazia parte do processo de colonização, e com a inauguração da capela o local passou a ter uma representação do governo português.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário