“Em janeiro geralmente o orçamento familiar fica sobrecarregado por diversos impostos que devem ser pagos. Em São José dos Pinhais, nós emitimos as duas cobranças separadas para o pagamento no segundo trimestre como uma maneira de aliviar o bolso do contribuinte”, diz o secretário municipal de finanças Robson Ezequiel.
IPTU
Aproximadamente 65 mil contribuintes devem receber o carnê do IPTU no município. A cobrança chega no começo de março a todos os contribuintes do município e terá vencimento em abril. O reajuste no valor do imposto ficou fixado em 4,93% sobre a Planta Genérica de Valores que foi utilizada para o exercício de 2010. “Esta situação se aplica aos lançamentos que se mantiveram sem alterações cadastrais e sem recomposição de valores dos terrenos ou das construções”, explica Nelson Santos Ferreira, diretor do departamento de tributação do município.
TAXA DE COLETA DO LIXO
A taxa da coleta do lixo, que neste último ano foi cobrada junto com o IPTU, terá um boleto próprio em 2011. A partir do dia 10 de fevereiro, os moradores de São José dos Pinhais começam a receber a cobrança que chegará a cerca de 70 mil residências. O vencimento será no dia 20 de março. “Este modelo de lançamento do valor da coleta, com a opção a vista ou com parcelamento pela Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), foi uma decisão da Prefeitura, sob orientação do Ministério Público, que visa dar ao contribuinte uma opção de pagamento desvinculado do parcelamento junto à taxa de água e esgoto”, disse Ferreira.
Assim como o IPTU, a taxa de coleta de lixo terá 10% de desconto para pagamento a vista. Caso o morador queira dividir o valor, é só não efetuar o pagamento do boleto de parcela única que o valor do lançamento virá automaticamente em oito parcelas na conta de água e esgoto da Sanepar, a partir de maio.
“O valor cobrado vai depender da quantidade de vezes que o recolhimento é feito, da região, e do número de economias sobre o imóvel. Este modo de lançamento individualizado traz maior comodidade aos munícipes, uma vez que permite um pagamento separado do lançamento de IPTU. Possibilita também a distribuição dos pagamentos em que haja duas casas, ou mais, no mesmo terreno”, esclarece Ferreira.
Secretário municipal de finanças, Robson Ezequiel, diz que a cobrança será no segundo trimestre do ano para ajudar o contribuinte
Fotos: João Fernandes
0 comentários:
Postar um comentário