Hospital Atílio Talamini retoma suas atividades esta semana
Reinaugurado com novo conceito, o Hospital Municipal Atílio Talamini volta a atender a população a partir do dia 25, próxima sexta-feira. Nesta primeira etapa de funcionamento o hospital pretende atender, principalmente, os procedimentos clínicos com necessidades terapêuticas mais simples, tais como aplicação de coquetel para pacientes crônicos, doação de sangue, revisão dos pacientes operados no Hospital e Maternidade São José e atendimento à psiquiatria, com pacientes que necessitam de acompanhamento ambulatorial.
Vale ressaltar, no entanto, que o hospital não conta com pronto-atendimento, que continuará sendo prestado pelo Hospital São José e pelas unidades de Saúde. E todos os procedimentos realizados pelo Talamini devem ser previamente agendados pelas Unidades Municipais de Saúde.
A partir de 04 de abril, o Hospital Atílio Talamini passará a oferecer, também, atendimento cirúrgico, no caso de cirurgias eletivas e agendadas, que demandam um atendimento simplificado e não necessitam de internação. Neste caso enquadram-se especialidades como, por exemplo, a Otorrinolaringologia (retirada de amídalas, adenoides, etc.), a Dermatologia (extração de verrugas e outros procedimentos cutâneos), a Oftalmologia, dentre outras. Estes procedimentos irão diminuir as filas para as cirurgias simplificadas. “Com isso, pretendemos também otimizar a recuperação do paciente, que pode se recuperar em casa, sem a necessidade de internamento, implantando definitivamente no município o conceito de hospital-dia. Nossa expectativa é que até o final do segundo semestre o Atílio Talamini esteja realizando cerca de 500 cirurgias mensais”, esclarece Armando Raggio, secretário de Saúde de São José dos Pinhais.
Hospital-dia
Os procedimentos inseridos no conceito de hospital-dia já são amplamente adotados no município, através das Unidades Municipais de Saúde. Neste conceito, o ideal é que o paciente se recupere sempre em casa, devido ao ambiente familiar e à comodidade que favorecem a efetiva recuperação. “O ambiente hospitalar é bastante imparcial e, em alguns casos, cansativo e estressante para o paciente. Desta forma, o paciente estando livre de perigo, é muito melhor que ele se recupere na sua residência, pois o ambiente familiar e conhecido auxilia muito neste processo”, explica Raggio. Independente disso, o secretário frisa que os casos que necessitem de internamento serão encaminhados para o Hospital São José, recebendo todo o tratamento necessário.
O secretário relata ainda que o Hospital Atílio Talamini está estruturado em dois pavimentos. O primeiro conta com espaço para os atendimentos ambulatoriais rotineiros além de ambulatórios para consultas, que atenderão as sete especialidades de residência médica (Medicina de Família, Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Clínica Cirúrgica e Medicina da Comunidade) que passaram a integrar a Rede Municipal de Saúde neste mês de março. Já o segundo pavimento abrigará as cirurgias eletivas, com ambulatórios específicos para estes procedimentos.
Da esquerda pra direita: Dr. Ernesto Wiens, diretor-geral do Hospital e Maternidade São José, prefeito Ivan Rodrigues e Armando Raggio, secretário municipal de Saúde
O hospital funcionará no mesmo horário das unidades de saúde, com atendimento de segunda a sábado, 12 horas por dia, das 7h às 19h.
Fotos: João Fernandes
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário