Enfermeiro do Saúde da Famíla durante atendimento à paciente
Nos próximos dois meses a Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais formará novas equipes de profissionais para o programa Saúde da Família, que atende em casa pacientes com dificuldades de locomoção e doenças crônicas mais graves. O projeto irá contar com 37 novas equipes, passando de 25 para 62 equipes de atendimento.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Armando Raggio, o programa Saúde da Família integra a ideia de humanização da saúde em São José dos Pinhais, tornando-a mais acessível e próxima da comunidade. As equipes são compostas por 13 profissionais, de diferentes áreas da saúde: um médico clínico geral, com especialização em Saúde da Família; um enfermeiro e um técnico em enfermagem; um dentista e um auxiliar; um psicólogo; um nutricionista; além de seis agentes comunitários, que visitam as famílias atendidas diariamente, realizando também o cadastro de novos pacientes.
De acordo com a Dra. Simone Bestasi Moreal, responsável por uma das equipes da Regional de Saúde do Guatupê, em São José dos Pinhais, acompanhar os pacientes em casa é muito importante, pois desta forma é possível conhecer a dinâmica familiar e mapear mais precisamente as doenças que o paciente tem. “Ver o paciente dentro do seu ambiente, da sua casa, nos permite encontrar soluções melhores e entender os problemas que podem também ocasionar a doença. Além disso, é muito gratificante. Somos muito bem recebidos pelos nossos pacientes e seus familiares. Às vezes, nos sentimos como um parente, recebemos muito carinho nas visitas”, conta Dra. Simone.
Alysson, um menino de oito anos, sofre de hipertensão pulmonar e é acompanhado pela equipe da Dra. Simone há pouco mais de um ano. Para a mãe dele, Leia Oliveira da Silva, de 31 anos, o acompanhamento da equipe de Saúde da Família é fundamental. “Eles nos ajudam em tudo que precisamos, nos orientam e nos tranquilizam também com o atendimento”, afirma.
Geralda Maria Costa, de 86 anos, também recebe acompanhamento em casa. Sua filha, Helena Maria de Jesus, ressalta que sem a equipe da Dra. Simone não teria condições de acompanhar o tratamento da mãe. “Eu sou autônoma, tive que parar de trabalhar para cuidar da minha mãe. Hoje eu costuro em casa e o fato de a equipe vir até aqui me permite trabalhar por mais tempo, sem ter que me deslocar com a minha mãe até o posto. Até porque ela não tem muita condição de se deslocar por longos períodos. É muito importante para nós”, relata.
Equipe da Dra. Simone chega à casa de um dos pacientes
Fotos: Sérgio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário