Publicidade

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Aeroporto Afonso Pena chega ao limite de sua capacidade neste ano

O  Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, vai ultrapassar seu limite de movimentação do terminal de passageiros até o fim deste ano. Conforme uma nota técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), divulgada ontem, a capacidade do terminal é de 6 milhões de passageiros por ano. No ano passado circularam pelo Afonso Pena 5.774.615 passageiros. Ou seja, ele estaria no limite.
A situação atual é preocupante, já que a previsão é que até 2014 sejam 8 milhões de passageiros passando pelo aeroporto. Por causa da Copa de 2014, o Afonso Pena tem obras programadas. Mas para dar conta de tamanha demanda, nenhuma etapa pode atrasar. A projeção é que as melhorias no aeroporto sejam entregues em julho de 2013, mas as obras nem começaram.
Para se ter uma idéia do tamanho do sufoco, até fevereiro deste ano haviam passado pelo aeroporto que serve a Capital, quase 15 mil aeronaves, e 993.478 passageiros. Esse número de passageiros foi 26,6% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. Isso quer dizer que se a tendência de crescimento continuar no resto do ano, antes mesmo de dezembro a marca dos 6 milhões poderá ser ultrapassada.

Segundo o estudo do Ipea, a zona de conforto para um aeroporto funcionar é que ele tenha taxa de ocupação 80% abaixo do seu limite. O Afonso Pena operou no ano passado com uma taxa acima de 96%, e já estava enquadrado com uma taxa considerada preocupante, e muito próximo de taxas críticas, as acima de 100%. No País, 14 dos 20 principais aeroportos já então nesta faixa crítica.
Ampliação — De acordo com o site da Infraero, o Afonso Pena tem previstos obras de ampliação do pátio e da pista de táxi. Estes projetos foram apresentados pelas construtoras que disputam o serviço, e ainda estariam em análise, assim como as planilhas dos projetos de ampliação do terminal de passageiros. As obras no Afonso Pena estão orçadas em R$ 72,8 milhões.
A meta é que estas obras estejam prontas para a Copa de 2014. No momento, o Ipea considera que o Afonso Pena será um dos três adequados para a competição das 12 cidades-sedes. Mas alerta. “O Afonso Pena terá condições de receber os jogos desde que tudo dê certo, e as obras começassem em janeiro deste ano”. Não começaram.

Fonte: Bem Paraná

0 comentários:

Postar um comentário