Publicidade

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Guarda Municipal aperfeiçoa serviço de Ouvidoria



A troca de experiências e o aperfeiçoamento foram os objetivos do I Seminário da Ouvidoria da Guarda Municipal de São José dos Pinhais. O evento aconteceu nesta sexta-feira (29) na Câmara Municipal e reuniu representantes de Guardas Municipais de oito municípios do Paraná.

O secretário municipal de Segurança, Marcelo Jugend, lembra que os guardas municipais são agentes encarregados de manter a ordem pública e defender a população de atos violentos, delitos e outras situações de risco – daí a necessidade, por outro lado, de controle através da participação popular. “Os guardas estão autorizados a agir com rigor quando necessário e portam armamentos; é a própria sociedade quem outorga a esses servidores esse poder. O controle social, exercido por meio da Ouvidoria, é a melhor forma de fazer com que esse trabalho seja bem exercido”, explica Jugend.



O secretário municipal de Segurança, Marcelo Jugend, falou sobre os objetivos do evento.


A Ouvidoria tem a função de receber denúncias, críticas, elogios e reclamações referentes aos atos praticados pelos servidores da Secretaria Municipal de Segurança.

O atual superintendente de Avaliação e Qualidade da Atuação do Sistema de Defesa Social (SASD) do Estado de Minas Gerais, José Francisco da Silva, ministrou uma palestra durante o seminário relatando sua experiência na Ouvidoria de Polícia de Minas Gerais, entre 2002 e 2007. Ele contou os mecanismos que foram utilizados para otimizar o trabalho da Ouvidoria no Estado, em sua maioria buscando uma maior participação por parte da população. “Para que a ouvidoria exista é preciso que alguém vá até lá e fale, pode ser de maneira individual ou através de uma associação”, explica.

O consultor da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça, Julio Alejandro Jelves, falou sobre como deve ser a postura da Ouvidoria da Guarda Municipal, baseada em alicerces de solidariedade e ética para que seja exercido o controle social.

Estiveram presentes no Seminário representantes das guardas municipais de Araucária, Arapongas, Campina Grande do Sul, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Ponta Grossa e São José dos Pinhais.


Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Fotos: Silvio Ramos

0 comentários:

Postar um comentário