A oficina faz parte do programa da Prefeitura, “Educação para o Trânsito Compromisso com a Cidadania”, e será realizada na sala do Museu Atílio Rocco. Durante os dois dias de palestras, serão apresentados dados informativos e estatísticos sobre acidentes de trânsito envolvendo crianças até 14 anos. Além disso, os professores terão explicações sobre as principais causas desses acidentes e também os métodos de prevenção.
Segundo o Ministério da Saúde, todos os anos, mais de cinco mil crianças morrem e cerca de 110 mil são hospitalizadas vítimas de acidentes no trânsito, no Brasil.
O objetivo da Criança Segura é diminuir esses índices. “As crianças são mais suscetíveis a esse tipo de acidente. Então é importante tomarmos os cuidados necessários para reduzirmos esse perigo”, disse a coordenadora de mobilização da ONG Criança Segura, Lia Gosales.
A coordenadora de educação para o trânsito do Demutran, Josiane Inácio Arruda, ressalta a importância de levar o assunto para dentro das escolas. “Com essa capacitação dos nossos professores, em parceria com a Criança Segura, teremos as escolas trabalhando o tema trânsito. Como os educadores são multiplicadores, essa capacitação é de extrema importância”.
Para Eduardo Umbria, diretor do Demutran, “Essa oficina faz parte do programa de educação no trânsito que estamos desenvolvendo em São José dos Pinhais. Em parceria com a Secretaria de Educação, conseguimos entrar com essa orientação nas escolas, o que é de extrema importância para diminuirmos esses acidentes”.
ONG:
A Criança Segura é uma organização não governamental dedicada à promoção da prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos. A organização atua no Brasil desde 2001. Para cumprir sua missão, desenvolve ações de Políticas Públicas – incentivo à discussão sobre o tema e participação nos diálogos referentes às mudanças e adaptações de instrumentos legais que visem a segurança, saúde e bem-estar da criança.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário