Turismo gastronômico com pratos preparados com pinhão
“Trazendo a Araucária e o pinhão para a gastronomia e o artesanato de São José dos Pinhais, mostramos um olhar que preserva o meio ambiente e, ao mesmo tempo, beneficia diversos são-joseenses que podem se manter através deste símbolo que é a Araucária”, explica o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Christian Bundt.
De acordo com Marcelo Lubas, engenheiro florestal da FUPEF, o projeto tem o importante objetivo de valorizar o Pinheiro do Paraná, árvore símbolo de São José e do Estado. “É uma forma de resgatar o apreço da população à árvore e despertar para a necessidade de conservação através do uso sustentável, agregando valor, gerando renda e, principalmente, mantendo as árvores vivas”, destaca.
Símbolos da cidade
A pesquisa para o Artesanato Turístico foi realizada junto à população em 2010, e considerou os ícones mais representativos que São José possui, sejam eles naturais, construídos ou simbólicos. No primeiro grupo, os dois mais votados pelo público foram o pinheiro e a serra do mar. Já no segundo e no terceiro grupo os mais votados foram, respectivamente, a caixa d’água da cidade e as festas do Vinho, da Colheita e do Pinhão.
Estes ícones servirão para orientar os artesãos na hora de criar peças visando o Artesanato Turístico. A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo irá criar gabaritos que auxiliarão nas proporções e na fiel reprodução destes elementos, que servem para dar uma identidade ao município. A reprodução iconográfica no artesanato é muito comum no mundo inteiro e acontece em cidades como Curitiba, com a representação da estufa do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, com a reprodução do Cristo Redentor, etc.
Secretário Christian Bundt apresenta o projeto e fala sobre a importância da Araucária para o município
O projeto conta, ainda, com o apoio das secretarias municipais de Meio Ambiente, Agricultura e Cultura.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Fotos: João Fernandes
0 comentários:
Postar um comentário