Publicidade

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Prefeitura libera estrada que dá acesso à Colônia Castelhanos



Estrada prinicipal que dá acesso ao Castelhanos está liberada

A estrada que dá acesso à Colônia Castelhanos, em São José dos Pinhais, já está liberada. Após as fortes chuvas de março, que castigaram a região e também o Litoral paranaense, houve queda de aproximadamente 30 barreiras na estrada e o acesso ficou interditado por alguns dias.

A estrada principal, que tem 17 quilômetros de extensão, foi totalmente liberada, mas as obras de recuperação continuam sendo feitas. Cerca de 400 pessoas residem na Colônia Castelhanos, que fica a aproximadamente 70 quilômetros do centro da cidade.
Nas primeiras semanas, até mesmo as máquinas tinham limitações para trabalhar na estrada. “O trânsito interrompido na BR-376 dificultou a chegada de material e também do nosso pessoal durante as obras. Além disso, o volume de terra que caiu durante as chuvas foi muito grande. Mas, mesmo com essas adversidades, hoje a estrada está funcionando normalmente”, explicou o diretor do Departamento de Viação da Prefeitura de São José dos Pinhais, Hugo Myszkovsk.




Trabalhando ainda com duas escavadeiras, duas retroescavadeiras, uma motoniveladora e três caminhões, a Prefeitura faz os últimos ajustes da estrada principal e trabalha também na liberação da outra estrada que dá acesso à colônia. “A outra estrada é um pouco mais longa e serve como um acesso alternativo. Caso aconteçam outros deslizamentos, a comunidade não ficará isolada”, complementou Myszkovsk.

Aparecida Antunes Amaral, morada da Colônia Castelhanos, comemora a liberação do acesso principal. “Quando olhávamos a estrada parecia que não tinha mais como recuperar, porque foi muito estrago. Mas o trabalho foi muito bom. A assistência que a prefeitura nos deu e todo o trabalho da Defesa Civil nos ajudou muito”.
A moradora relembra ainda as dificuldades que passaram e a solidariedade dos moradores durante o período das chuvas e do isolamento. “Nos dez dias que ficamos isolados foi muito difícil. Mas teve o lado bom de ver um ajudando o outro, para ninguém passar necessidade. Posso dizer que os moradores daqui foram verdadeiros heróis nesse período de dificuldade”, acrescentou Aparecida.
Nos primeiros dias da recuperação da estrada, membros da prefeitura receberam a ajuda de alguns moradores da região. Valdir Gonçalves foi um destes novos ajudantes durante as obras. “Ajudamos do jeito que deu. Nos unimos para ver a estrada recuperada. Foi um trabalho excelente do pessoal da Prefeitura e da Defesa Civil, que nos auxiliaram durante este período”, concluiu.


Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Fotos: Sérgio Sabino

0 comentários:

Postar um comentário