Publicidade

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Prefeitura cadastra candidatos ao Minha Casa, Minha Vida


Cerca de 150 famílias foram atendidas pelo mutirão realizado pela Prefeitura de São José dos Pinhais para cadastramento no programa do Governo Federal Minha Casa, Minha Vida. Ao todo, 594 unidades habitacionais estão sendo construídas no Rio Pequeno, e devem ficar prontas até o final deste ano.

O mutirão foi desenvolvido em parceria entre as secretarias de Habitação e de Assistência Social do município, nos dias 20 e 25 deste mês. O objetivo foi fazer o Cadastro Único das famílias, pré-requisito para que possam candidatar-se para receberem as unidades. Esse cadastro possibilita o registro de informações das famílias e seus componentes, para a geração do Número de Identificação Social (NIS) e sua identificação como potenciais beneficiários de programas sociais federais, estaduais e municipais. A listagem será enviada para a Caixa Econômica Federal, responsável por avaliar os cadastros e selecionar os futuros moradores das residências do Rio Pequeno.

Entre os pré-requisitos para receber uma unidade do Programa Minha Casa, Minha Vida estão: ser morador de São José dos Pinhais e ter renda familiar bruta de até R$1.395. Famílias com idosos e crianças pequenas têm preferência na seleção; 3% das casas serão destinadas a famílias com portadores de deficiência.

O diretor do Departamento de Projetos da Habitação, Humberto de Almeida, informou que, conforme foi estabelecido pelo programa federal, 50% das unidades dos empreendimentos Serra do Mar I e Serra do Mar II já estavam destinados a residentes em áreas de ocupação de risco. “Moradores dos jardins Dona Naime, Jurema, Independência e Águas Belas foram selecionados no começo do ano, pelo Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social e a Defesa Social”, contou o diretor.

A dona-de-casa Hosana Maria dos Santos, de 31 anos, é candidata a uma das unidades do Minha Casa, Minha Vida. Atualmente, ela está morando na casa da sogra dela com o marido, que trabalha como operador de máquinas, e as duas filhas – uma de 1 ano e outra de 9. “Estou na esperança de dar tudo certo. A gente pagou 9 anos de aluguel, e é tudo muito caro”, desabafou Hosana.

Sobre o Programa

O Minha Casa, Minha Vida tem como objetivo atender as necessidades de habitação da população de baixa renda nas áreas urbanas, garantindo o acesso a moradia digna com padrões mínimos de sustentabilidade, segurança e habitabilidade.

O Programa funciona por meio da concessão de financiamentos a beneficiários, com recursos provenientes do Orçamento Geral da União, aportados ao Fundo de Desenvolvimento Social.


Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário