O mutirão foi desenvolvido em parceria entre as secretarias de Habitação e de Assistência Social do município, nos dias 20 e 25 deste mês. O objetivo foi fazer o Cadastro Único das famílias, pré-requisito para que possam candidatar-se para receberem as unidades. Esse cadastro possibilita o registro de informações das famílias e seus componentes, para a geração do Número de Identificação Social (NIS) e sua identificação como potenciais beneficiários de programas sociais federais, estaduais e municipais. A listagem será enviada para a Caixa Econômica Federal, responsável por avaliar os cadastros e selecionar os futuros moradores das residências do Rio Pequeno.
Entre os pré-requisitos para receber uma unidade do Programa Minha Casa, Minha Vida estão: ser morador de São José dos Pinhais e ter renda familiar bruta de até R$1.395. Famílias com idosos e crianças pequenas têm preferência na seleção; 3% das casas serão destinadas a famílias com portadores de deficiência.
O diretor do Departamento de Projetos da Habitação, Humberto de Almeida, informou que, conforme foi estabelecido pelo programa federal, 50% das unidades dos empreendimentos Serra do Mar I e Serra do Mar II já estavam destinados a residentes em áreas de ocupação de risco. “Moradores dos jardins Dona Naime, Jurema, Independência e Águas Belas foram selecionados no começo do ano, pelo Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social e a Defesa Social”, contou o diretor.
A dona-de-casa Hosana Maria dos Santos, de 31 anos, é candidata a uma das unidades do Minha Casa, Minha Vida. Atualmente, ela está morando na casa da sogra dela com o marido, que trabalha como operador de máquinas, e as duas filhas – uma de 1 ano e outra de 9. “Estou na esperança de dar tudo certo. A gente pagou 9 anos de aluguel, e é tudo muito caro”, desabafou Hosana.
Sobre o Programa
O Minha Casa, Minha Vida tem como objetivo atender as necessidades de habitação da população de baixa renda nas áreas urbanas, garantindo o acesso a moradia digna com padrões mínimos de sustentabilidade, segurança e habitabilidade.
O Programa funciona por meio da concessão de financiamentos a beneficiários, com recursos provenientes do Orçamento Geral da União, aportados ao Fundo de Desenvolvimento Social.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário