Publicidade

terça-feira, 10 de maio de 2011

SJP investe em academias da 3ª Idade como meio de prevenção




A Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais já instalou 10 academias da terceira idade no município, e planeja pôr em funcionamento mais 45 até o final deste ano. As duas últimas foram implantadas em maio no Jardim Carmen e no bairro Costeira.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Armando Raggio, o exercício físico regular é muito importante para o idoso, pois auxilia na locomoção e fortalece os músculos. “Além da qualidade de vida que o exercício físico traz, independente da faixa etária, a atividade libera hormônios importantes e, também, no caso das academias, propicia uma integração social, que produz bons efeitos psicológicos”, afirma.
Luíza da Rosa Nazário, de 73 anos, já frequenta a academia da terceira idade localizada na Praça do Verbo Divino há mais de um ano, por recomendação médica, e aprova a iniciativa. “Meu médico sempre disse que era importante fazer exercícios físicos. Resolvi encarar a necessidade e hoje vejo o quanto me faz bem. Não sinto mais dores no corpo, estou bem mais disposta e mais animada também. Se o idoso fica só dentro de casa, acaba desanimando. O exercício nos traz energia”, comemora.




Cada academia é composta por módulos de aparelhos que permitem a prática de atividades físicas que atendem diretamente à necessidade dos idosos, com exercícios de força e flexibilidade. “O projeto prevê que durante um dia na semana um instrutor, profissional de Educação Física, esteja em cada academia para atender e orientar os usuários sobre a forma correta de praticar os exercícios”, afirma Germano Klein Neto, diretor do Departamento Técnico da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Maringá - primeiro município do Paraná a implantar as academias da terceira idade, em 2006 -, o número de consultas de pessoas acima de 60 anos caiu 30% nos postos de saúde dos bairros onde foram instalados os aparelhos. Já a quantidade nas solicitações de antiinflamatórios nestas mesmas unidades foi reduzida em 27% para este público. 

Fotos: João Fernandes.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário