Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, a mudança de prédio e projeto de revitalização faz parte de vários projetos em execução. O Centro de Vivência João Senegaglia, também na rua XV de Novembro, abrigará um novo teatro, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI). O imóvel, tombado pelo patrimônio histórico de São José dos Pinhais em outubro de 2008, passará por uma restauração, mantendo sua forma original, mas se adequando ao novo uso. A obra deverá ficar pronta em dois meses.
“O Centro de Vivência será transformado em Centro Cultural e terá um teatro com mais de 100 lugares, além da instalação do Museu da Indústria Paranaense, o que contribui para o desenvolvimento da economia da região e preservação do patrimônio histórico e arquitetônico do município”, diz Christian Bundt, secretário de Cultura.
Ainda de acordo com a Prefeitura, a Praça Getúlio Vargas, situada no local do antigo terminal urbano, terá novas instalações, mas preservando a caixa d´água e retornando à antiga função do espaço: uma praça de lazer.
Os projetos de revitalização também contemplam o Museu Municipal Atílio Rocco, onde funcionava a antiga Prefeitura e também abrigou o Fórum e a Associação Comercial.
500 livros
A Biblioteca Scharffenberg de Quadros recebeu recentemente a doação de 500 livros que pertenciam ao comerciante Chaim Israel Jugend. Chaim faleceu em 2010, e sua esposa Maria Jugend resolveu contribuir com a disseminação da boa leitura para os cidadãos são-joseenses doando os livros relacionados a diferentes áreas que Chaim reuniu durante sua vida com todo o carinho.
“Meu pai sempre foi muito ativo com as questões sociais e culturais do local onde ele residia. Portanto, tenho a certeza de que a doação desses livros para uma biblioteca é o destino que ele escolheria para o seu acervo”, afirma o secretário de Segurança de São José dos Pinhais e filho de Chaim, Marcelo Jugend.
Fonte: PautaSJP e informações da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário