"Zizi" e "Tom" foram os primeiros animais castrados pelo programa da Secretaria do Meio Ambiente.
Ao todo, 450 cães e 200 gatos foram cadastrados e serão castrados gratuitamente pela Prefeitura. Mas os primeiros a passarem pelo processo são dois cachorros que estavam no Centro de Zoonoses (CCZ) e dois que fizeram do pátio da sede da Prefeitura um lar e acabaram sendo adotados pela secretária municipal de Educação, Tânia Galvão.
Antes de serem castrados, os animais receberam as vacinas de raiva e óctupla, vermífugo e anti-parasitário. A cirurgia tem duração estimada de 15 minutos, no caso dos machos, e 30 minutos, para as fêmeas. O pós-operatório exige uma série de cuidados. Depois de sete dias, os pontos são retirados. Os animais recebem então microchips de identificação, caso sejam encontrados nas ruas.
A cachorra “Zizi” chegou ao CCZ há cerca de 20 dias, com uma ninhada de 10 filhotes. “Pablo” veio cinco dias depois, apresentando comportamento agressivo. Segundo a coordenadora do Centro, Fernanda da Fonseca, os dois foram escolhidos para a castração pela idade (possuem, aproximadamente, dois e três anos) e pela boa saúde. “O Pablo tinha um comportamento dominante, e ficava mais agressivo na tentativa de cruzar com outras fêmeas”, conta Fernanda. “Temos uma preocupação com esses animais mesmo depois de adotados”, ressalta.
“Menina” e “Tom” são bastante conhecidos pelos funcionários da Prefeitura Municipal, pois há tempos eles frequentam o estacionamento da sede. A secretária de Educação, Tânia Galvão, se encantou pelos bichinhos e começou a cuidar e dar a comida a eles. Depois da castração, eles irão para a chácara de Tânia, onde já moram quatro cães vira-latas que também estavam abandonados. “A gente cuida deles e eles também cuidam da gente”, afirma a secretária.
Os animais cadastrados pelo Programa Municipal de Controle Ético da População Canina e Felina receberão a visita de funcionários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente para receberem as vacinas, o vermífugo e o anti-parasitário. “Além disso, antes de ser feita a castração, os donos passam por um mini-curso sobre a guarda responsável, que é uma condicionante do processo”, conta a secretária municipal do Meio Ambiente, Edilaine Vieira. Após estas etapas serão castrados 20 animais por semana.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Foto: Sergio Sabino
0 comentários:
Postar um comentário