Publicidade

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Crianças de 0 a 5 anos devem ser vacinadas contra a pólio neste sábado




Neste sábado (18) é dia de vacinar as crianças contra a poliomielite (também conhecida como paralisia infantil). Será a primeira etapa da campanha anual de vacinação, na qual crianças de zero a cinco anos deverão receber duas gotinhas da vacina. A meta de São José dos Pinhais é imunizar mais de 21 mil crianças.


Todas as unidades de saúde de São José estarão aplicando as vacinas, das 8h às 17h. Neste dia “D” a vacinação também acontecerá em unidades volantes, espalhadas pelo município.


A segunda etapa da vacinação está prevista para o dia 13 de agosto. “A dose de reforço é muito importante, pois ajuda a manter a imunização. Além disso, quanto mais crianças forem vacinadas, maior é o controle da doença nesta idade e, posteriormente, na fase adulta. Os pais não devem deixar de vacinar seus filhos”, alerta Karen Krast, responsável pelo setor de Imunobiológicos da Divisão de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde. As crianças devem tomar a vacina contra poliomielite durante os primeiros anos de vida, até completarem cinco anos de idade.


Crianças que estejam com febre alta (superior a 38°C) no dia da vacinação, que tenham histórico de alergia séria à vacina tomada em anos anteriores, que apresentem deficiência do sistema imunológico ou, ainda, que estejam em fase de tratamento com medicamentos imunossupressores (que afetam o sistema imunológico), só devem tomar a vacina com indicação de um médico.


 O que é a poliomielite?
A paralisia infantil é uma doença grave, pois afeta o sistema nervoso central, podendo resultar na paralisia permanente, com deformidades nos membros inferiores, chamada de Paralisia Flácida Aguda (PFA). “A doença começa com febre muito alta e, se não for diagnosticada e tratada imediatamente, passa a atingir os membros inferiores, tornando deficiente a locomoção. As crianças menores de cinco anos são as mais suscetíveis à doença”, relata Karen Krast.



A poliomielite foi erradicada no Brasil graças às campanhas de vacinação realizadas desde os anos 80. “A vacinação é muito importante. Só assim o país consegue manter a erradicação da doença”, ressalta Karen.


Durante o dia D da vacinação contra paralisia infantil, as unidades de saúde estarão realizando, também, uma “multivacinação”, onde serão aplicadas outras vacinas. “A ideia é que os pais levem a carteirinha de vacinação para colocar em dia as vacinas que estejam em atraso”, explica Karen Krast.


A “multivacinação” só irá acontecer nas unidades de saúde fixas, as unidades volantes não irão realizar este atendimento. Ao todo, serão disponibilizadas oito vacinas, além da poliomielite: Tetra (contra difteria, tétano, coqueluche e a bactéria Haemophilis influenza B, causadora da meningite bacteriana); Rotavírus; Hepatite B; Febre amarela; Tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba); Pneumo 10 (contra pneumonia); Meningite C; e DTP (que é um reforço para difteria, tétano e coqueluche).


Serviço:
Vacinação contra poliomielite (paralisia infantil)
Onde: Unidades de saúde e postos volantes em São José dos Pinhais. Para visualizar a localização dos postos volantes, clique aqui.
Data: 18/06/2011 – das 8h às 17h



Fonte: prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Foto: Silvio Ramos

0 comentários:

Postar um comentário