Publicidade

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Pais administram recursos das escolas em São José dos Pinhais


 Nas escolas Antonio Franco da Rocha e Martin Afonso de Souza, os recursos do PDDE e do Auto-gestão trouxeram diversas melhorias

Nesta quinta-feira (30) termina o prazo para que as escolas municipais de São José dos Pinhais façam sua adesão ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O programa libera verbas federais diretamente para as escolas municipais e estaduais, para melhorar a infraestrutura física e pedagógica das unidades de ensino e reforçar a autogestão escolar. Além do PDDE, as escolas municipais de São José dos Pinhais contam também com o programa Auto-gestão, que libera verbas trimestrais para as escolas e que podem ser aplicadas em situações semelhantes às do PDDE.


Os dois recursos são administrados pela direção das escolas em conjunto com a comunidade, representada pela Associação de Pais e Mestres (APM) de cada unidade de ensino.  “O mais importante é que estes recursos são geridos pela comunidade. Os pais participam e junto com a escola administram os recursos, promovendo as melhorias mais necessárias”, ressalta Nivaldo Marttinez Júnior, chefe da divisão de Convênios da Secretaria Municipal de Educação.


O PDDE permite a aplicação dos recursos recebidos pela escola em material permanente (televisões, armários, computadores, etc.) e, também, em custeio (serviços de reparo, pequenas reformas e compra de materiais de consumo, como papel, giz e outros materiais de uso diário). Já o Auto-gestão permite apenas o gasto com custeio. “As escolas prestam contas todo final de ano sobre a aplicação dos dois recursos. No caso do PDDE, a prestação de contas é analisada pela Secretaria de Educação e encaminhada para o FNDE”, explica Marttinez.


Cantinho da Leitura na escola Martin Afonso de Souza: verbas investidas em livros e material didático

Para realizar a adesão ao PDDE, é necessário que a escola acesse o PDDE Web, no site do FNDE. No caso do Auto-gestão, a adesão acontece através de convênio entre a Secretaria de Educação e as escolas. “Em maio promovemos uma capacitação para os diretores das escolas do município, quando foi entregue, também, um manual com o passo a passo, orientando sobre como aderir e como prestar contas ao PDDE”, conta Marttinez. O prazo final de 30 de junho foi estipulado pela Prefeitura Municipal visando agilizar o processo de recebimento do recurso pelas escolas. “Quanto antes for feita a adesão, antes a escola recebe o recurso e, assim, consegue programar melhor a utilização”, ressalta Marttinez.


PDDE e Auto-gestão nas escolasA escola municipal Antônio Franco da Rocha, na Borda do Campo, que tem 940 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, já recebeu diversas melhorias graças aos dois recursos. “Muitas coisas já foram compradas e realizadas, como material didático, livros de literatura, mobiliário, o parquinho, a pintura dos muros. São recursos muito importantes e o mais importante de tudo é a participação da comunidade, através da Associação de Pais”, ressalta a diretora Lucimeri Stoco Beger.


Na Antonio Franco da Rocha o dinheiro gerido pela comunidade e pela escola tem sido investido em diversas melhorias e, também, na compra de materiais pedagógicos e educativos

Para a presidente da APM da escola Antônio Franco da Rocha, Stela Cristina Gabriel, a participação dos pais é fundamental. Stela é mãe de um dos alunos da escola, de 5 anos, e seu filho mais velho também já foi aluno da Antônio Franco. “Participar do processo de gestão da escola é muito importante. Tudo é muito discutido e a interação dos pais e da escola é essencial”, ressalta. A APM da Antônio Franco conta com 13 membros, dos quais sete são pais de alunos e o restante são professores e funcionários da escola. Todos os meses, os alunos levam para seus pais um informativo e a prestação de contas da APM.


Com 158 alunos, a Escola Martin Afonso de Souza, no Jardim Aeroporto também recebe os recursos provenientes do PDDE e do Auto-gestão. “São muito bem-vindos. Conseguimos realizar várias melhorias e o mais importante é que os pais participam, estão sempre presentes e auxiliando nas necessidades da escola”, relata a diretora Silvana Escolaro Berton. Na Martin Afonso, a pintura da escola, o material didático e, também, o “cantinho da leitura”, presente em cada sala de aula, foram todos concretizados com os recursos do PDDE e do Auto-gestão.


Serviço:
Inscrições para o Programa Dinheiro Direto na Escola – FNDE
Até 30/06 – através do site do FNDE: http://www.fnde.gov.br/



Fotos: Sérgio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário