A Prefeitura de São José dos Pinhais está aplicando a segunda dose da vacina contra a gripe sazonal em crianças entre 6 meses e 2 anos de idade. A campanha nacional foi encerrada no final do mês de maio, mas para este grupo a vacinação deve ser feita em duas doses. A primeira deveria ser aplicada durante a campanha e, a segunda, no mínimo 30 dias depois.
“O município vacinou quase 6 mil crianças durante a campanha e, agora, é o momento de os pais e responsáveis levarem seus filhos às unidades de saúde para proceder com a aplicação da segunda dose”, afirma Karen Krast, responsável pelo setor de Imunobiológicos da Divisão de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo ela, a segunda dose da vacina é tão importante quanto a primeira e não deve ser negligenciada pelos pais. “Com a primeira dose, acontece uma imunização parcial, não total. Desta forma, a criança ainda pode ser afetada pelo vírus. Ainda mais porque esta faixa etária é muito suscetível e é a que costuma enfrentar mais complicações e evoluções da gripe. Os pais costumam esquecer ou julgar menos importante a segunda dose e isso não pode acontecer”, alerta.
Todas as unidades de saúde do município estão vacinando as crianças com a segunda dose. De acordo com Karen Krast, quando é aplicada a primeira dose, as unidades já indicam qual a próxima data para a aplicação da segunda dose. É preciso que os pais observem e fiquem atentos ao prazo de 30 dias após a primeira dose da vacina.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Foto: João Fernandes
0 comentários:
Postar um comentário