Lilica foi a primeira cadela cadastrada a ser castrada pelo programa.
Para controlar a superpopulação de animais e diminuir a incidência de zoonoses em São José dos Pinhais, a Prefeitura já está fazendo a castração e implantação de microchips nos cães e gatos que foram cadastrados no Programa Municipal de Controle Ético da População Canina e Felina.
Lilica, uma vira-lata que faria muito cão de pedigree virar o pescoço, foi a primeira cadela cadastrada a passar pela cirurgia de castração, na última sexta-feira (22). Na segunda-feira (25) ela já estava feliz da vida e brincando com a dona, Célia Maria Benatto. Há cinco meses, Lilica apareceu no portão de dona Célia cheia de feridas e com sarna. A contragosto do marido e do filho, Célia começou a dar comida, água e remédios para a cadelinha. Quando Lilica melhorou conquistou uma vaga dentro da casa da família, que já tinha dois cachorros.
“Fiquei muito feliz quando me avisaram que ela tinha sido escolhida para ser castrada, mas tive medo pela cirurgia”, conta Célia. Depois de um final de semana de mimos e cuidados, necessários para o pós-operatório, Lilica se recuperou e poderá circular entre outros cachorros sem o perigo de voltar com filhotinhos. Ela ainda recebeu um microchip de identificação para o caso de ser encontrada pelas ruas. “Se bem que hoje eu abro o portão para ela sair e ela nem quer saber, só quer ficar em casa”, afirma dona Célia.
São 550 cachorros e 237 gatos cadastrados no Programa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Antes de serem castrados, os animais e os donos devem passam por algumas etapas necessárias. “Os donos devem passar por um minicurso sobre Guarda Responsável e Bem Estar Animal, que é um condicionante do processo”, explica a secretária municipal do Meio Ambiente, Edilaine Vieira.
Após o minicurso, funcionários da Secretaria e residentes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) fazem uma visita às residências para verificar as condições de onde vivem os animais, aplicar as vacinas antirrábica e óctupla, o antipulgas e fornecer vermífugo. Além disso, eles também dão orientações aos donos sobre os cuidados adequados com os bichinhos.
A cirurgia de castração tem duração estimada de 15 minutos, no caso dos machos, e 30 minutos, para as fêmeas. O pós-operatório exige uma série de cuidados. Em clínicas particulares, o preço médio da cirurgia – que está sendo feita gratuitamente pela Prefeitura - é R$ 100 para cães machos e R$ 150 para fêmeas. O valor que varia de acordo com idade e raça do animal.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Foto: João Fernandes
0 comentários:
Postar um comentário