Publicidade

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Com a municipalização total, trecho são-joseense da Av. das Torres terá radar

A Avenida das Torres (Avenida Comendador Franco) no trecho compreendido entre o portal de entrada de São José dos Pinhais até a trincheira da Rui Barbosa está municipalizada. A competência de administração da via é da Prefeitura de São José dos Pinhais. Da Rui Barbosa até o contorno da BR 116 ainda é responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Com a municipalização total da via, mais o trecho da BR 376, até a Copa 2014, os motoristas que circulam pela avenida terão radares pela frente. 


De acordo com o prefeito Ivan Rodrigues, o município requereu junto ao governo federal R$ 77 milhões em recursos para várias obras, que incluem a construção de uma pequena trincheira na saída do Aeroporto Internacional Afonso Pena; a revitalização da continuação da Avenida das Torres, a partir da Cooperativa Clac (paralela à BR 376), até o contorno com a BR 116; uma trincheira no entroncamento da Rua Joinville com o bairro Costeira, entre outras necessidades.

“Os projetos contemplam não apenas os jogos da Copa do Mundo em Curitiba, mas a ligação entre os bairros de São José dos Pinhais e com a região sul do Estado”, diz o prefeito. Ainda segundo o prefeito, o governo federal liberou recentemente R$ 2 milhões para obras de revitalização entre a Rui Barbosa e o contorno da BR 116.

Alguns projetos são necessários independentemente do Mundial da FIFA, como a trincheira da Rua Joinville para o bairro Costeira, o que eliminaria o sinaleiro da BR 376.

Outras demandas estão diretamente ligadas à Copa do Mundo. Com receio de que acidentes no acesso a Curitiba, via Boqueirão ou Av. das Torres, possam impedir a passagem das delegações que chegarão no Aeroporto Afonso Pena, a pequena trincheira na saída do aeroporto é uma nova alternativa. As delegações poderiam passar por baixo da Avenida das Torres e seguir para o contorno na BR 116. Desta forma, elas teriam a possibilidade de se deslocarem em direção a Curitiba via a BR 277, ou pelo outro lado, pela BR 116 até a Linha Verde. 


Favoráveis ao radarO número de veículos em circulação na Avenida das Torres nos feriados chega a cerca de 30 mil. Algumas pessoas que utilizam a via, ouvidas pela reportagem, são a favor dos futuros radares.

O motorista Luiz Basílio reside em Curitiba e transita pela avenida regularmente. “Na minha opinião andar a 70 km por hora não vai prejudicar ninguém, e o pessoal abusa demais na velocidade”, comenta Luiz Basílio.

Flávio Barleto, morador no bairro São Cristovão, utiliza as faixas de pedestre e também aprova o radar. É mais segurança. Que os carros passam a mais de 70 km é visível ”, aponta Flávio Barleto.

Fonte: PautaSJP

0 comentários:

Postar um comentário