Publicidade

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Obras ampliarão capacidade do Afonso Pena para 6,7 milhões de passageiros

As obras de ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, já autorizadas pela assinatura da ordem de serviço, devem elevar a capacidade do espaço de 6,7 milhões de passageiros por ano, para 8,3 milhões ao ano. As obras, previstas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa, preveem a ampliação das áreas de embarque e desembarque e estão orçadas em R$ 23 milhões. Os números foram lembrados ontem, durante a solenidade de comemoração dos 15 anos do terminal, pelo superintendente do Afonso Pena, Antonio Pallu.

Essa etapa prevê a construção de mais nove posições fixas para embarque e desembarque direto nos aviões, sem a necessidade de usar ônibus para se chegar às aeronaves. Serão oito para o uso dos passageiros e uma posição ficará de reserva, caso algum avião precise ficar estacionado por algum período. Hoje passam pelo aeroporto entre 18 mil a 20 mil passageiros por dia. São 240 voos diários.


Também estão sendo realizadas obras para a ampliação do estacionamento. Das 670 vagas atuais, o estacionamento passará a ter 2.070. No entanto, a preparação do Afonso Pena para Copa de 2014 inclui obras de infraestrutura de dutos e bases metálicas para luminárias embutidas, reparação do pavimento, complementação e instalação de luminárias e sinalização horizontal da pista 15/33 e trechos de taxiways, que para serem executadas, irão restringir os vôos noturnos e nos finais de semana.

A previsão é de que a obra seja executada em 150 dias e está orçada em R$ 16 milhões. Está prevista no projeto a instalação de, pelo menos, 147 luminárias na linha central e, mais 180 luminárias na região de toque.

De acordo com as informações da assessoria do aeroporto, se os planos atuais forem seguidos, os voos que sofrerão alterações devido às melhorias e obras são, das 23 às 6 horas, na aviação comercial de passageiros, das 23 às 6 horas, 11 voos diários de segunda a sexta-feira (7.840 assentos disponibilizados) e na aviação comercial cargueira, 1 voo diário de segunda a quinta-feira e 2 voos na sexta-feira. Nos finais de semana, as obras afetarão os voos das 14 de sábado às 12 horas de domingo. Neste período há 96 voos, no sábado (13.600 assentos disponibilizados), e 52 voos no domingo (7.954 disponibilizados). Já na aviação comercial cargueira, serão 1 voo no sábado e 3 no domingo.

Fonte: Bem Paraná

0 comentários:

Postar um comentário