As canchas são adequadas para a prática de diversos esportes, como vôlei e futebol de areia. Com as reformas, os jovens das comunidades atendidas poderão utilizar o espaço para praticar os esportes e também frequentar as oficinas esportivas realizadas pelo Programa Atitude. “Poderemos viabilizar oficinas que, hoje, não conseguimos realizar, como o vôlei de areia e o futebol de areia. Além disso, outras modalidades como futsal, vôlei e basquete poderão ser praticadas pelos jovens também. Além de eles terem uma opção de lazer, é uma forma de incentivar a prática esportiva”, ressalta Fernando Firmino dos Santos, diretor do Departamento de Apoio Técnico e Operacional da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Com o objetivo de atuar de forma preventiva no combate aos fatores que expõem os jovens a situações de vulnerabilidade e violência, todos os atendidos têm acesso a cursos profissionalizantes, oficinas desportivas e culturais, atividades lúdicas e de recreação. Para realizar o atendimento do Atitude, uma equipe multidisciplinar (composta por assistente social, psicólogo, pedagogo, entre outros profissionais) faz o acompanhamento dos jovens e crianças atendidas.
Fernando Firmino salienta que o programa identifica não apenas os problemas dos jovens e crianças, mas também as dificuldades da família do jovem atendido. “Se uma criança está com problema de agressividade na escola, por exemplo, buscamos entender a família desta criança. Muitas vezes, a origem da questão não está na própria criança, mas no pai que tem problemas com o álcool, na mãe que é agressiva, e assim por diante. Nosso trabalho é identificar e orientar jovens e crianças sem esquecer de suas famílias”, explica.
Além da ampliação das canchas esportivas, o programa prevê a construção de laboratórios de informática e, também, do Espaço de Lazer da Juventude, um local destinado aos jovens, para desenvolvimento de atividades e oficinas das secretarias de Esporte e Lazer, Cultura e Assistência Social.
Para participar das oficinas, basta procurar um dos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) das três regiões atendidas.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário