Publicidade

sábado, 16 de julho de 2011

Prefeito e secretário estadual abrem 9ª Conferência de Saúde de SJP

Comunidade, trabalhadores da saúde e autoridades reuniram-se na noite dessa sexta-feira (15) para a abertura oficial da 9ª Conferência Municipal de Saúde, promovida pela Prefeitura de São José dos Pinhais. O evento foi realizado no Teatro Leopoldo Scherner, campus II da PUC/PR, onde já haviam sido iniciadas algumas atividades da Conferência, que se estendem ainda durante todo o sábado (16).


O secretário estadual de Saúde Michele Caputo Neto e o prefeito Ivan Rodrigues.

Este ano o tema da Conferência é “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio do SUS em São José dos Pinhais”. Através de pré-conferências realizadas nas seis regionais de saúde e plenárias específicas foram eleitos 300 delegados, representantes de usuários, trabalhadores da saúde, prestadores de serviço e da administração pública. Eles terão direito a voto sobre questões fundamentais da saúde pública municipal, visando à melhoria do sistema.


Na tarde dessa sexta-feira aconteceram oficinas nas quais os delegados puderam se aprofundar sobre os temas principais da Conferência: Saúde da Família e Comunidade: Consolidação da Integralidade e Equidade do SUS; Gestão Plena do SUS em São José dos Pinhais; Participação da Comunidade e o Desafio do Controle Social da Gestão Plena no Sistema Municipal de Saúde, Vigilância em Saúde, Saúde Mental, Saúde do Trabalhador, Conselhos de Saúde; e Prevenção ao Álcool e Outras Drogas. “As oficinas tiveram duração de 4 horas, com o objetivo de dar um maior esclarecimento sobre os temas para que haja melhor embasamento na elaboração das propostas para as diretrizes da saúde”, explica o coordenador da Conferência, Agenor Cheutchuk.


O prefeito Ivan Rodrigues ressaltou a preocupação com a saúde em sua gestão. “A razão de eu me encontrar hoje como prefeito é decorrência do caos que encontrei na saúde pública no município”, afirma. Após passar 1 ano e  4 meses na direção do Hospital e Maternidade São José dos Pinhais, retirando a instituição de uma crise que quase a levou ao fechamento, Ivan Rodrigues foi eleito prefeito e uma de suas primeiras ações foi municipalizar o hospital. “Não nos tem faltado coragem de tomar decisões. Tenho a certeza de que estamos todos do mesmo lado, e apesar de focos e visões diferentes, queremos o melhor para São José dos Pinhais”, destaca.


O secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, falou na abertura da 9ª Conferência sobre os desafios do SUS, abordando questões como plano de governo do Paraná relativo à saúde e a importância do controle social. “Claro que ainda temos muitos desafios a serem vencidos, mas as conquistas são inegáveis. Uma delas é a participação popular, as políticas públicas de saúde são as que se destacam nesse sentido”, afirma.



Para a secretária municipal de Saúde, Izabel Meister Coelho, os profissionais e gestores da saúde possuem o conhecimento, mas precisam da comunidade para direcionar os esforços. “Nós sabemos sobre saúde, mas é a população que conhece as reais necessidades e pode nos orientar como melhor agir”, explica.


A abertura da 9ª Conferência Municipal de Saúde contou com a presença de secretários municipais; do promotor de Justiça Divonsir Borges; da presidente do Conselho Estadual de Saúde; Rosita Márcia Wilner, da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Kátia Bittencourt; da presidente da Federação Municipal das Associações de Moradores, Valdivia dos Santos de Lima; e do diretor-geral do Laboratório São José, Júlio Fernando Gusso.


Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Fotos: João Fernandes

Um comentário:

  1. Eita Moninha,te vi de longe na Conferência, linda como sempre.(com todo respeito).

    Beijos e abraços pra ti e sua família.

    ResponderExcluir