Com a chegada do inverno, a população eventualmente deixa de lado ou é menos rigorosa nos cuidados com a dengue. Mas é bom lembrar que proliferação das larvas do mosquito transmissor Aedes aegypti diminui, mas não deixa de acontecer. Assim sendo, a Prefeitura de São José dos Pinhais, mantém em estado máximo de atenção as ações de controle e prevenção à doença realizadas pelos Agentes de Combate a Endemias.
Os ovos do mosquito são muito resistentes e sobrevivem por vários meses até que a água da chuva propicie a incubação. Portanto se não houver controle durante todo o ano, a chegada do verão e a das chuvas pode agravar a situação pela grande proliferação do mosquito.
O trabalho da Secretaria Municipal de Saúde envolve o levantamento do índice de infestação, a notificação de casos suspeitos ou confirmados de dengue e vistorias em pontos estratégicos e pontos de armadilha – ou seja, pontos com grande concentração de locais preferenciais para a desova do Aedes aegypti.
“Foram coletadas e analisadas de janeiro até hoje, 60 larvas positivas, incluindo Aedes aegypti e Aedes albopictus, que também transmite a dengue. O nosso município apresenta o índice abaixo de 1%, considerado portanto, não infestado pelo mosquito ”, afirma a chefe da divisão de saúde ambiental, Caroline Gribogi.
Nesta terça (12), a Secretaria Estadual de Saúde informou que o Paraná apresentou redução de 21% nos casos autóctones de dengue (contraídos no próprio Estado) neste primeiro semestre, em relação ao mesmo período do ano passado.
Segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas da dengue consistem em dores no corpo principalmente nas articulações, dores atrás dos olhos e na cabeça, falta de apetite, cansaço, diarreia e febre alta. Para evitar a contaminação, os cuidados básicos são evitar deixar plantas em vasos com água - ao invés disso, trocá-la por terra ou areia; trocar a água do seu animal de estimação diariamente; não permitir o acúmulo de água parada em qualquer lugar da casa; não deixar pneus e garrafas ao relento sobre a chuva; lacrar bem o lixo caseiro para não entrar água.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Foto: João Fernandes
.jpg)
0 comentários:
Postar um comentário